Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

É impossível controlar a pirataria? Até ver, a Guerra dos Tronos está a mostrar que sim

  • 333

Os primeiros quatro episódios da quinta temporada chegaram à internet antes da estreia televisiva - ilegalmente, diga-se. A estreia em Portugal aconteceu esta segunda-feira.

O primeiro episódio da quinta temporada de "Guerra dos Tronos" foi exibido simultaneamente em 170 países este domingo, mas teve uma estreia antecipada na internet: os quatro primeiros episódios chegaram no sábado a vários sites piratas e, três horas depois, já tinham sido feitos mais de 100 mil downloads dos mesmos.

Esta segunda-feira, o número de downloads aumentou para mais de um milhão, segundo o TorrentFreak, uma publicação online dedicada à pirataria. Trata-se da mais "proeminente na história da pirataria", acrescenta o TorrentFreak.

A HBO, produtora da série, já emitiu entretanto um comunicado a confirmar que esta fuga foi feita através de um grupo aprovado pelo canal para receber os quatro episódios da temporada. No entanto, já está a investigar como é que este leak aconteceu. O TorrentFreak, um dos sites por onde andaram os quatro episódios, disse que uma marca de água, apagada no canto inferior da imagem, indica que a fuga foi feita pela imprensa especializada norte-americana, que recebeu um DVD com os primeiros episódios para fazer críticas com antecedência.   

"As estreias de temporadas aumentam, definitivamente, a pirataria, tanto dos episódios mais antigos como dos mais recentes", disse Rory O'Connor, vice-presidente da companhia de antipirataria Irdeto, citado pela CNN. "É impossível controlar a pirataria", concluiu. 

A série mais pirateada de sempre teve, só nos dois últimos meses, mais de sete milhões de downloads, segundo a Irdeto. No ano passado, mais de 254 mil pessoas piratearam o último episódio da quarta temporada, "The Children". 

"The Wars to Come", o primeiro episódio da quinta temporada, estreou em Portugal esta segunda-feira no canal Syfy.