Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

É dos mestiços que elas gostam mais...

Um estudo feito pela Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, sugere que as pessoas mestiças são vistas como as mais atraentes.

Bernardo Mendonça (www.expresso.pt)

As razões da atracção entre pessoas de sexos diferentes continuam a ser um dos maiores enigmas da humanidade. E estudos não faltam sobre a matéria. A investigação mais recente foi divulgada pelo jornal britânico Daily Mail.

De acordo com este periódico, 1.205 fotos de pessoas brancas, negras e mestiças, escolhidas aleatoriamente na rede social Facebook, foram apresentadas a 40 estudantes do sexo feminino. As jovens deram a todas as pessoas que apareciam nas fotografias uma nota de um a dez, indicando o quanto as consideravam atraentes. O resultado foi inesperado.

As pessoas mestiças mostraram ter 55% mais hipótese de serem vistas como atraentes do que as brancas e negras. Segundo Michael Lewis, um dos autores do estudo, trata-se de uma proporção maior do que se esperava, visto que os mestiços representam 3% dos britânicos. Para este investigador, os resultados desta pesquisa suportam a tese darwinista de heterose, que defende que a mistura de raças cria filhos que são geneticamente mais adaptados ao ambiente que os seus pais.