Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

E agora uma notícia com precipitação, nuvens, ventos fortes e agitação marítima. Até sábado

  • 333

FOTO TIAGO MIRANDA

Depois de uma semana de calor, a chuva está de regresso. E haverá granizo e trovoada aqui e ali.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o mau tempo que se está a fazer sentir esta segunda-feira em algumas zonas do país permaneça pelo menos até sábado.

A península Ibérica e a Madeira estão a sofrer influência de uma região depressionária que está a passar pelo Oceano Atlântico e que resulta em condições de instabilidade, nomeadamente precipitação, nuvens, ventos fortes, descida das temperaturas e agitação marítima. 

Por causa dos aguaceiros, que podem ser fortes e de granizo, o IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira sob aviso amarelo entre as 6h00 e as 00h00 desta segunda-feira. 

Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal Beja e Faro são os distritos em causa, sendo que o de Faro também está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com previsão de ondas de sueste com dois a três metros.   

Entre segunda e terça assinala-se uma descida acentuada da temperatura em todo o país. O centro e o sul do território nacional serão as zonas mais afetadas, onde também predominará um regime de aguaceiros que geralmente será de curta duração, registando-se por vezes períodos de chuva intensa, granizo e trovoada.

Já a partir de quarta-feira deverão registar-se condições para aguaceiros e trovoada na região norte e todo o país será afligido pelo mau tempo.

Na sexta-feira, a instabilidade mantém-se e a previsão indica novamente a ocorrência de aguaceiros e trovoada e descida da temperatura até sábado. Para domingo antevê-se uma melhoria temporária das condições climatéricas.