Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

E a melhor cave de Vinho do Porto é...

  • 333

Abertas todo o ano, exceto nos dias de Natal e Ano Novo, as caves fundadas em 1859 disponibilizam aos visitantes a zona de envelhecimento, o museu, a loja e a sala de provas dos vinhos das suas quintas

Lucília Monteiro

Eleição pertence a juízes e visitantes asiáticos. Saiba quem é o escolhido.

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

A plataforma asiática "Top Choice" elegeu a mais visitada das caves de Vinho do Porto, a Calém, pela qualidade dos seus produtos e serviços. Situada na zona história de Vila Nova de Gaia, na concha onde envelhecem os famosos vinhos de 'efeito elevador' graças aos seus 20 graus de teor alcoólico, as Caves Calém receberam mais de 200 mil fãs de enoturismo em 2014.

Abertas todo o ano, exceto nos dias de Natal e Ano Novo, das 10h00 às 18h00 durante o inverno e até às 19h00 entre maio e outubro, as caves fundadas em 1859 disponibilizam aos visitantes a zona de envelhecimento, o museu, a loja e a sala de provas dos vinhos das suas quintas de Cima Corgo e Douro Superior, consideradas as "catedrais do Vinho do Porto".

As Caves Calém receberam mais de 200 mil fãs de enoturismo em 2014

As Caves Calém receberam mais de 200 mil fãs de enoturismo em 2014

Lucília Monteiro

Aos visitantes, a história da Calém, desde os primórdios, pela mão de António Alves Costa, até à passagem para a Sogevinus em 1998, é contada literalmente dentro de um balseiro com capacidade para 25 pessoas sentadas.

Nesta 'piscina' onde até há pouco amadureciam 40 mil litros de vinho, fica-se a saber que para lavar estes barris gigantes são precisos dois homens: um desce e assobia ou canta, enquanto outro fica de sentinela para o caso do companheiro desfalecer... por efeito dos eflúvios da aguardente vínica que dá almas aos generosos Portos.

A passagem pelas caves e provas (de dois Portos reserva e um branco) custa seis euros a cada visitante.

Em 2013, a Calém produziu 8,25 milhões de garrafas de vinhos (1,2 milhões de vinhos de mesa DOC Douro e 7,05 milhões de garrafas com Vinhos do Porto, entre os quais o famoso Tawny Old Friends, a estrela da companhia).