Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Costa visita Sócrates. "Vou visitar um amigo, não os jornalistas"

António Bernardo

António Costa chegou para visitar "um amigo" e escusou-se a responder às perguntas dos jornalistas, à porta da cadeia de Évora. Mário Soares já lá estava a visitar José Sócrates.

Maria João Bourbon, com Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS) deslocou-se hoje ao Estabelecimento Prisional de Évora para visitar o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates, em prisão preventiva há mais de um mês.

António Costa entrou por volta das 10h30, onde já se encontrava o antigo Presidente da República Mário Soares. Esta é a segunda vez que Soares visita José Sócrates.

O atual líder do PS disse que ia visitar "um amigo" e "não os jornalistas", fugindo às perguntas dos jornalistas. E apenas lhes disse: "Não há bem mais precioso que a liberdade. Quem está privado da liberdade está com certeza a passar um mau bocado".

Detido a 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro José Sócrates ficou em prisão preventiva após o primeiro interrogatório, uma vez que o juiz considerava que existia perigo de fuga. José Sócrates é suspeito de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num caso de ocultação ilícita de patrimínio e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

Sócrates é o primero ex-chefe de governo a ficar em prisão preventiva da história da democracia em Portugal.