Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Cinco histórias da manhã que escolhemos para si

  • 333

Uma cidade em fúria. Cenário de guerra sem armas. Coragem. Canções para dançar e desacelerar. O que retratavam as primeiras fotografias da sociedade portuguesa do século XIX? Estas são cinco histórias que lhe contámos durante a manhã e que escolhemos para si.

1. UM AUTÊNTICO CENÁRIO DE GUERRA

Primeiro-ministro nepalês apela à comunidade internacional depois do sismo que devastou o país. Último balanço aponta para mais de cinco mil mortos.



2. BALTIMORE, CIDADE EM FÚRIA. E EM EMERGÊNCIA

A fúria voltou a sair à rua depois da morte de um jovem negro, alegadamente às mãos da polícia. Se a polícia não for capaz de conter os motins, 5000 paramilitares da Guarda Nacional estão já de prevenção. 



3. AFINAL, BRUCE É UMA MULHER DE CORAGEM  

Aos olhos de todos, um homem. Mas aos olhos de si mesmo, uma mulher. Se ainda não a viu, espreite a entrevista completa de Bruce Jenner. Em A vida de saltos altos por Paula Cosme Pinto.



4. UMA DECLARAÇÃO DE AFETO À VOZ DELA

Houve um dia em que eles se cansaram das músicas que fizeram e pegaram nessas canções antigas para depurá-las e reinventá-las. Deu disco minimalista e sofisticado, que às vezes se dança e às vezes nos desacelera. E é uma declaração de afeto à voz dela: "As músicas são compostas a pensar na Catarina, na voz da Catarina. O resultado final existe porque a Catarina existe". Confissões e revelações dos Best Youth, que nos chegam do Porto com vídeos à David Lynch e influências pioneiras: Jon Hopkins, FKA Twigs, Moderat e as bandas sonoras do Reznor.



5. SETE RARIDADES E OUTROS TESOUROS 

O que retratavam as primeiras fotografias da sociedade portuguesa do século XIX? Esta quarta-feira, no Museu do Chiado, em Lisboa, é inaugurada uma exposição com mais de 150 imagens desse tempo. O Expresso mostra-lhe sete fotografias que até agora nunca foram expostas em público.