Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ciclistas ganham airbag

Empresa sueca criou o Hvvding, um airbag para ciclistas que reage à movimentação em caso de acidente protegendo a cabeça e o pescoço. (Veja o vídeo no final do texto)

Leonor Veiga (www.expresso.pt)

A pensar nas pessoas que não usam capacete quando andam de bicicleta, uma empresa sueca criou um airbag que demora apenas 0,1 segundos a reagir. Quando há um impacto, o airbag (um pequeno cilindro de gás hélio, com o formato de um colar) abre-se em forma de capacete e protege a cabeça e o pescoço do ciclista.

Este projeto, com o nome de Hvvding, foi desenvolvido durante seis anos por dois estudantes de desenho industrial. Para se chegar ao resultado final foram recriados centenas de acidentes, com manequins de teste e pilotos reais para recriar todos os movimentos em que o airbag deve ser acionado.

"O mecanismo de arranque é controlado por sensores, que detetam o movimento anormal do ciclista num acidente", esclarece a designer Anna Haupt.

Proteger a vaidade dos ciclistas

Quanto à motivação para este projeto, Haupt diz que "na Suécia foi apresentada uma lei segundo a qual todas as pessoas devem usar capacete."

"Muita gente não gosta de capacetes de bicicleta por causa da sua aparência e do que fazem aos penteados depois de retirada a proteção. Ou seja, apesar da lei muitas pessoas continuam a não querer usar capacetes de bicicleta", conclui.

O airbag é feito de nylon durável, que resiste quando arrastado no chão, mesmo em estrada de alcatrão.