Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Centros comerciais promovem voluntariado

Serão mais de vinte os centros comerciais de todo o país que vão ter, a partir desta quinta-feira, um espaço onde as instituições de cada região podem apelar ao voluntariado. 

O projecto "Help Spot - Liga-te ao Voluntariado", lançado esta quinta-feira, véspera do Dia Internacional do Voluntariado, resulta de uma parceria entre a Entrajuda e a Sonae Sierra. O principal objetivo é aproveitar o elevado número de pessoas que visitam os centros comerciais, aliando quem precisa a quem está disposto a  ajudar.

A presidente da Entrajuda, Isabel Jonet, em declarações à agência Lusa, explica que a iniciativa está integrada no projeto solidário "Dar e Receber.pt", uma plataforma online que faz a ligação entre quem tem alguma coisa para dar (tempo ou bens) e quem necessita  de receber.

Com este projeto, que arranca esta quinta-feira no centro comercial Colombo, em Lisboa, a ligação ganha uma dimensão física uma vez que em cada um dos 21 centros comerciais envolvidos os visitantes passarão a ter contacto com as instituições da sua região.

Isabel Jonet refere ainda que o "Help Spot" tem "a componente de se realizar numa superfície comercial, onde habitualmente as pessoas estão mais para consumir, mas onde lhes é deixado um apelo à participação voluntária".

Adianta ainda que "o objetivo é sempre trazer para a ribalta da sociedade civil o voluntariado enquanto intervenção, enquanto participação, mas sobretudo enquanto cultura, tanto para os mais novos como para os mais velhos, tanto para os desempregados como para as pessoas que estão no ativo".

Na origem das dezenas de projetos e tarefas que procuram resposta, estão atividades como ensinar famílias carenciadas a gerir melhor o seu orçamento, fazer companhia a idosos, produzir pequenos arranjos de costura, remodelar ou pintar espaços infantis ou realizar atividades lúdicas com crianças e/ou deficientes.