Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Carlos do Carmo eleito Personalidade do Ano pela imprensa estrangeira

Carlos do Carlo completa 75 anos no próximo dia 21. Ao fado dedicou-lhe mais de cinco décadas de carreira

DR

Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal distingue fadista por ter sido a personalidade do panorama nacional que mais se destacou pela sua atividade de promoção internacional do nome de Portugal.

Raquel Pinto

Raquel Pinto

Jornalista

Carlos do Carmo ganhou a eleição da Personalidade do Ano - Martha de La Cal, edição de 2014, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), pelo contributo na divulgação da imagem do país pelo mundo fora.

A votação que decorria desde o dia 1 de dezembro, após três semanas de debate preparatório para a escolha da lista de nomes, terminou às 24 horas de segunda-feira. 

"Não se trata de um prémio carreira", diz ao Expresso a presidente Alisson Roberts. A distinção faz um reconhecimento da projeção de Portugal, assinalando o inédito conquistado este ano pelo fadista. Tornou-se o primeiro português a receber o Grammy Latino de Carreira. Aos 74 anos. A cantar o fado já lá vão 50 anos de carreira. Festejou-os entre "amigos", em dois dias de concertos esgotados no CCB, em Lisboa, a 30 e 1 de dezembro do ano passado.

"Não comentamos a qualidade do seu trabalho. Estamos a dar um prémio pelo facto de essa qualidade, que é evidente, ter tido essa projeção de Portugal", acrescenta Alisson Roberts, sublinhando que os correspondentes "estão muito atentos às artes e à cultura em geral". 

Carlos do Carmo sucede a Mário Soares, galardoado em 2013. Entre os vencedores de edições anteriores figuram nomes das mais diversas áreas: Joana Vasconcelos, Fundação Champalimaud, Paula Rego, Durão Barroso, Guterres, Álvaro Siza Vieira, Marisa, Souto Moura ou Luís Figo são alguns exemplos. 

A entrega do prémio deverá decorrer no "primeiro trimestre do ano", de acordo com a AIEP, mas não há ainda uma data concreta.