Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

"Cansada", o novo hino contra a violência doméstica escrito por Rodrigo Guedes de Carvalho

  • 333

Oito vozes femininas cantam para alertar consciências, numa iniciativa da APAV à qual se associou a SIC. O mentor é um homem da informação: Rodrigo Guedes de Carvalho assina a música e a letra do hino "Cansada". Veja o videoclip. 

Oito cantoras portuguesas colocaram a voz em uníssono para um alerta contra a incidência da violência doméstica no nosso país e a sua banalização. Chama-se "Cansada" a canção que será agora o hino da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e à qual se juntou a SIC.

O mentor Rodrigues Guedes de Carvalho é o autor da música e letra. O poema que já estava na gaveta do jornalista seria recuperado para ser oferecido à APAV. Com arranjos e produção musical de Filipe Melo, foi gravado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo.

"Se nós conseguirmos de alguma forma empurrar as pessoas para que os juízes se interroguem, a polícia se interrogue, os psicólogos e os psiquiatras se interroguem porque é que há homens que fazem isto sem qualquer tipo de pudor, que a escola se interrogue de que forma este país está a educar as crianças, que a família se interrogue que princípios está a passar em casa, já teremos ajudado um pouco", disse Rodrigues Guedes de Carvalho à SIC durante as gravações.   

Rodrigues Guedes de Carvalho e Filipe Melo, que o jornalista convidou para criar os arranjos, selecionaram as vozes femininas. Todas aceitaram de imediato o convite.

O poema sobre violência doméstica foi cantado por Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse.

Tiago Guedes é o responsável pelo videoclip de "Cansada", gravado a 11 de fevereiro nos estúdios Atlântico Blue, em Paço de Arcos.