Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

As proporções divinas do rosto feminino

  • 333

As caras identificadas foram consideradas as mais belas. Na primeira linha muda a distância entre os olhos e a boca, na a distância entre os olhos.

Estudo revela novas proporções ideais da beleza do rosto feminino. O espaço entre os olhos e a distância dos olhos à boca são determinantes.

Raquel Albuquerque (www.expresso.pt)

Investigadores afirmam ter identificado a relação perfeita entre os olhos, a boca e o formato da cara de uma mulher. A distância entre os olhos é um dos factores determinantes. O outro factor é a distância dos olhos em relação à boca. Os investigadores norte-americanos da Universidade da Califórnia, San Diego e da Universidade de Toronto acreditam que os dois rácios são determinantes para definir a beleza de uma mulher e o grau de atracção.

Em quatro experiências diferentes, os investigadores pediram a estudantes que comparassem a beleza de vários rostos femininos, com traços faciais idênticos, mas com diferentes distâncias entre os olhos e a boca.

Os resultados indicam que a distância entre os olhos deveria corresponder a 46 por cento da largura da cara, enquanto que a distância dos olhos à boca deveria ser 36 por cento do comprimento total do rosto.

Já desde a Antiguidade Clássica que se procuram definir as proporções ideais para a beleza facial da mulher. "Os gregos descobriram o que eles achavam ser o 'número de ouro' - também conhecido como 'proporção divina' - e usaram-no na arquitectura e arte. Há quem diga que Leonardo DaVinci usou esse rácio quando pintou a Mona Lisa", explica Pamela Pallett, uma das investigadoras envolvidas no projecto.

O estudo contou com o apoio dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.