Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

Apple apresenta iPhone 4

  • 333

Steve Jobs, presidente executivo da Apple, apresentou esta tarde em São Francisco a quarta geração do iPhone, na conferência anual da Apple. Outras novidades foram também reveladas.

João Oliveira (www.expresso.pt)

Steve Jobs esteve hoje presente na abertura da Worldwide Developers Conference, onde falou do iPad, do iPhone e deu a conhecer ao mundo as novidades que a Apple tem estado a desenvolver.

"O iPad está a mudar a maneira como navegamos na Internet, como acedemos ao e-mail, vemos fotografias, mapas, vídeo, etc", iniciou Jobs. O tablet da Apple já vendeu mais de 2 milhões de unidades, a um ritmo de três por segundo.

Existem 8500 aplicações para o iPad, que também executa as aplicações do iPhone. As aplicações já foram descarregadas 35 milhões de vezes: uma média de 17 aplicações por cada iPad.

Jobs falou de seguida das duas plataformas em que a Apple funciona. O HTML5, uma plataforma aberta e livre; e a App Store.

Aplicações chegam aos 5 mil milhões de downloads

A Apple recebe, por semana, 15 mil propostas de aplicação para o iPhone para serem aprovadas; 95% das mesmas são aprovadas em sete dias. O presidente da Apple explicou com três razões por que os outros 5% são rejeitados: a aplicação não faz aquilo que o criador afirma que faz; faz uso de API privadas (se as mesmas forem alteradas a aplicação deixa de funcionar); e a aplicação bloqueia.

Até ao momento, a Apple já contabilizou cinco mil milhões de downloads de aplicações, que se traduzem em mil milhões de dólares pagos aos criadores das mesmas. A Apple paga 70% dos dividendos das aplicações aos seus criadores.

A Zynga desenvolveu uma aplicação do FarmVille especificamente para o iPhone, Farming, com notificações push quando as colheitas estiverem a apodrecer, entre outras novidades.

Também a ActiVision desenvolveu o jogo Guitar Hero para o novo smartphone, com clássicos dos Queen e dos Rolling Stones, disponível na App Store por 2,99 dólares.

O novo iPhone 4

O novo modelo iPhone conta com mais de cem novidades, mas Steve Jobs decidiu apresentar apenas nove.

O smartphone apresenta um design renovado, 24% mais fino, tornando-se assim o smartphone mais fino do mundo, com câmara frontal, slot para cartão microSIM, câmara e flashLED, botão de compressão de ruído e controlador de volume.

Construído em aço inoxidável, para uma maior robustez, com antenas integradas, o smartphone é revestido com um vidro trinta vezes mais resistente que o plástico para uma visão mais clara e para evitar riscos.

Para além disso, Jobs apresentou o Retina Display, que aumenta quatro vezes a resolução do écrã do iPhone 4. Integra o processador A4, com autonomia de 300 horas em standby, 40 horas a reproduzir música, 10 horas de vídeo e em ligação WiFi, 6 horas em ligação 3G e 7 horas em telefonema 3G.

Com até 32Gb de armazenamento e ligação quadriband, pode atingir velocidades de download até 7,2Mbps e 5,8 Mbps de upload.

O GPS integrado é uma novidade no iPhone 4 que continua a contar com o acelerómetro. A estas duas funcionalidades, junta-se outra inovação: o giroscópio. Com seis eixos de sensores, é a ferramenta perfeita para os aficcionados dos jogos.

Melhor câmara permite vídeo HD

A câmara fotográfica também foi alvo de melhorias: a resolução aumentou de 3MP para 5MP, com zoom digital até cinco vezes e flash LED. Foi também adicionada a gravação de vídeo HD, a 30fps (frames por segundo). O iMovie, aplicação para edição de vídeo, foi adaptado para o iPhone 4, com possibilidade de exportação em três formatos: médio (360 p), grande (540p) e alta definição (720p).

Vídeo-chamadas também são possíveis com o FaceTime, que apenas funciona entre iPhones 4, com ligação WiFi até ao fim de 2010, sendo depois alargada às ligações 3G.

iPhone OS 4 é agora iOS 4

Em Abril, Steve Jobs apresentou o iPhone OS 4, o novo sistema operativo para o iPhone. Hoje, anunciou que passou a chamar-se simplesmente iOS 4. Com multitasking, a possibilidade de criação de pastas, entre outras novidades, este sistema operativo está disponível para o iPad, iPhone e iPod Touch.

O iOS 4 pode ser descarregado gratuitamente a partir de 21 de Junho.

iBooks e iAd são outras duas novidades do novo iPhone 4. A biblioteca de livros da Apple está também disponível no iPad e no iPod Touch, tendo sido integrada a leitura de ficheiros PDF.

O iAd, plataforma de anúncios da Apple para o iOS 4, integra anúncios de marcas como a Nissan, Citi, AT&T, Chanel, Disney, entre outras.

O smartphone é posto à venda a 24 de Junho nos Estados Unidos, a 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb). Na mesma data, o iPhone 4 estará também disponível em França, Alemanha, Reino Unido e Japão. A pré-venda vai ser feita a partir de 15 de Junho.

Em Julho a oferta alarga-se a mais 18 países.