Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Airbus TAP para Luanda regressa a Lisboa uma hora depois de ter partido

Um voo da TAP com destino a Luanda teve de voltar a aterrar em Lisboa uma hora depois de ter partido

Tiago Miranda

Os 270 passageiros que estavam a bordo do Airbus A340 para Luanda estão pendurados no aeroporto da Portela à espera de informações sobre novo voo.

J.F. Palma-Ferreira e Manuela Goucha Soares

O Airbus A340 da TAP que seguia de Lisboa para Luanda regressou a Lisboa ao fim de uma hora de voo por causa de um problema que foi detetado no sistema hidráulico. O avião teve de voar durante algum tempo sobre o mar para "aliviar peso do combustível", disse ao Expresso fonte oficial da TAP, explicando que o "avião só poderia voltar a aterrar em Lisboa quando estivesse com menos peso. Só assim é que o seu sistema hidráulico teria condições para aguentar a aterragem".

Os técnicos da manutenção e engenharia da TAP estão agora a avaliar a situação do A340 para "verem se há viabilidade de ser reparado a tempo de os passageiros voltarem a embarcar neste aparelho e seguirem viagem".

Se a reparação for mais longa a TAP compromete-se a providenciar "as refeições em terra aos 270 passageiros" que estavam a bordo do A340. 

A agência Lusa diz que o avião partiu de Lisboa as 14h04. Recorde-se que entre 1 de junho e 30 de julho, a TAP cancelou 468 voos, o que equivale a uma taxa de cancelamentos de 2,3% nos últimos dois meses, de acordo com os números divulgados pela companhia aérea portuguesa no passado dia 5.