Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Afinal, quem é que Sócrates ataca na última carta?

Na carta hoje revelada pelo "DN", José Sócrates acusa profissionais de vários sectores da sociedade

Rui Duarte Silva

Na quarta vez que o ex-primeiro ministro fala desde que foi preso em Évora, as suas declarações atingem profissionais de vários sectores da sociedade. Saiba quais são.

Os jornalistas

"(...) Sim, há o segredo de justiça, mas esse só a defesa está obrigada a cumpri-lo. Nem precisam de falar - os jornalistas (alguns) fazem o trabalho para eles. Toma lá informação, paga-me com elogios."

 

Os profissionais da justiça

" (...) Nem precisam de falar - os jornalistas (alguns) fazem o trabalho para eles. Toma lá informação, paga-me com elogios. Dizem-lhes o que é crime conhecerem, eles compensam-nos com encómios: magnífico juiz; prestigiado procurador, polícia dedicado e competente. Lado oculto e podre, é certo."

" (...) Há quanto tempo sabemos que a impunidade de quem comete esses crimes está sustentada na intimidação e na cumplicidade?"

 

Os políticos

"Digamo-lo sem rodeios: o "sistema" vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas (...)"

"É verdade que, há muito, alguns desafiam o sistema e dizem abertamente que a justiça foi ultrapassada. Bem o vemos. Mas, e se foi ultrapassada por aqueles a quem confiamos a nossa liberdade?"

 

As faculdades e os professores

"Digamo-lo sem rodeios: o "sistema" vive da cobardia dos políticos, da cumplicidade de alguns jornalistas; do cinismo das faculdades e dos professores de Direito e do desprezo que as pessoas decentes têm por tudo isto."