Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Acabar com o stress a lápis de cor

  • 333

Livros de colorir para adultos, com intrincadas teias de flores, lideram as vendas da Amazon nos Estados Unidos.

Chrstiana Martins

A notícia não para de sair em vários órgãos de comunicação internacionais. O livro "Secret Garden" é o novo êxito de vendas da indústria editorial. Nada de mais, se não se tratasse de... um livro para colorir. E para adultos. Já foram vendidos mais de 1,4 milhões de exemplares em todo o mundo.

A responsável pelo êxito é a ilustradora escocesa Johana Basford, cuja marca gráfica são intrincados desenhos de flores.

A reação no mercado editorial é de espanto. "Tem sido uma loucura. Nós sabíamos que os livros eram bonitos mas nunca percebemos que seria um fenómeno", afirmou ao "Guardian" Eleanor Blatherwick, diretora de marketing e de vendas de Laurence King, a pequena editora que representa Joahana Basford.

Uma das explicações avançadas para o êxito de vendas é que estes livros são uma forma de adultos com uma vida muito ativa e sujeitos a grande pressão relaxarem, colorindo os desenhos.

A autora já está a trabalhar num terceiro volume porque as vendas não dão sinais de abrandamento, segundo o "The Guardian". As imagens estão a ser reproduzidas nas redes sociais e os desenhos, depois de pintados, já começaram a substituir as pinturas das crianças nas portas dos frigoríficos.