Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Média dos exames de Matemática do 9.º ano volta a negativa

Marcos Borga

Apesar da queda na disciplina de Matemática, as notas dos exames finais de 9.º ano de Português melhoraram

As médias das provas finais dos alunos do 3.º ciclo, conhecidas esta sexta-feira, mostram uma descida dos resultados na disciplina de Matemática, que voltaram ao nível negativo. Ao mesmo tempo, o lado positivo é a subida das notas médias a Português.

A classificação média na prova de Matemática, realizada por cerca de 95 mil alunos, foi de 47%. A média ficou seis pontos percentuais abaixo dos 53% das provas do ano letivo anterior. Um terço dos alunos reprovou, o que não varia muito em relação ao que se tinha registado em 2017 (32%).

Já a Português, houve melhorias nas 94 mil provas avaliadas. A média subiu para os 66%, oito pontos percentuais acima dos 58% do ano passado. E a taxa de reprovação foi de 6%, um ponto abaixo do ano anterior.

As provas finais do 3.º ciclo de 2018 foram realizadas em 1255 escolas localizadas em Portugal e no estrangeiro. O processo de classificação contou com 4 mil professores e na realização dos exames estiveram envolvidos 10 mil docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas.