Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Buscas na RTP não fazem arguidos

Foto Natacha Brigham/TVMais

Operação do Ministério Público de Évora estendeu-se também à empresa municipal Águas de Santarém. Francisco Moita Flores está no centro da polémica e é investigado por suspeitas de abuso de poder

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

O DIAP de Évora fez buscas nas instalações da RTP, em Lisboa, e também nos serviços de empresa municipal Águas de Santarém. A operação dos procuradores não fez até ao momento qualquer arguido.

Um programa de Francisco Moita Flores, "Justiça Cega", emitido em setembro de 2012 no canal público está no centro da polémica. Naquela data, o ex-inspetor da PJ era autarca em Santarém e também administrador das Águas de Santarém.

"Investigam-se naquele inquérito as circunstâncias em que uma empresa municipal efetuou o pagamento de duas faturas relativas aos custos associados a gravação de um programa de informação da RTP em que era comentador residente remunerado um administrador da empresa municipal referida", explica o DIAP de Évora no seu site.

A confirmarem-se as suspeitas, pode estar em causa um crime de abuso de poder.

Em declarações ao "Jornal de Notícias", Moita Flores assegurou que, naquela altura, já não recebia qualquer remuneração pela participação no programa "Justiça Cega". Garantiu ainda que a verba foi paga pela empresa municipal a título de apoio à produção e tinha em vista a promoção do então recentemente instalado Tribunal da Concorrência e Supervisão, em Santarém. Foi neste local, aliás, que se realizou um dos programas.

Francisco Moita Flores foi presidente da autarquia entre 2005 e novembro de 2012, saindo antes de terminar o segundo mandato.

O DIAP de Évora revela ainda que a diligência na sede da RTP foi presidida pelo juiz de instrução. E em ambas as buscas os magistrados foram auxiliados por elementos do Núcleo de Assessoria Técnica da PGR e agentes da PSP.

  • Buscas do MP na sede da RTP

    Procuradores do DIAP de Évora estão na sede da televisão pública, em Lisboa. Buscas estão relacionadas com Francisco Moita Flores