Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Problema da seca está “muito minimizado” mas voltará a acontecer

Tiago Miranda

O ministro do Ambiente insistiu que a água tem de ser usada da forma mais racional possível

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, informou esta sexta-feira que o problema da seca este ano "está muito minimizado", mas tem a certeza que os períodos de seca voltarão a afetar Portugal

Depois de na sua intervenção na apresentação oficial do Programa Casa Eficiente 2020, em tom humorado, ter garantido que podia prometer mais épocas de seca, aos jornalistas acrescentou "não ter a mais pequena dúvida que voltarão a existir secas em Portugal".

"De facto, para este ano, o problema está muito minimizado, mas essa não é a razão para nós deixarmos de perceber que a água é mesmo um recurso escasso. Este ano não temos qualquer expectativa de ter uma forte restrição, no que ao consumo de água diz respeito", referiu.

O ministro insistiu ainda que a água tem de ser usada da forma mais racional possível.

No início de abril, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que Portugal teve o segundo mês de março mais chuvoso desde 1931 e que, assim, se assistiu ao "final da situação de seca meteorológica que se verificava desde abril de 2017".

Apenas uma pequena região no sotavento algarvio ainda se encontrava na classe de seca fraca, acrescentava o comunicado do IPMA.