Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sarampo chega a Lisboa através de operário da construção civil

Doente tem 39 anos, esteve em trabalho no Porto e no Ruanda e a infeção foi-lhe diagnosticada na segunda-feira no Centro de Saúde de Torres Vedras. Epidemiologistas esperam por análises que vão permitir saber qual foi a origem da infeção

É o primeiro caso de sarampo confirmado este ano na região de Lisboa: um homem de 39 anos, operário da construção civil, que esteve recentemente no Porto e no Ruanda. A infeção foi-lhe diagnosticada na segunda-feira no Centro de Saúde de Torres Vedras e o operário depois transferido para internamento no Hospital de Santa Maria, Lisboa, por tomar medicação que diminui a resposta imunitária.

Os epidemiologistas aguardam agora pelos resultados das análises que vão permitir saber qual foi a origem da infeção, o Ruanda ou o surto que continua ativo na região do Porto, em concreto no Hospital de Santo António. Os testes ao vírus estão a ser realizados no Instituto Ricardo Jorge. Para já, sabe-se também que o homem estava vacinado, com uma dose. Contudo, dado o seu estado de imunossupressão o contágio é facilitado.

A infeção eleva para 76 o total de casos de sarampo confirmados, 62 dos quais já curados. Todos os doentes deste surto, com início no final de fevereiro, são adultos jovens e a grande maioria profissionais de saúde e com o esquema vacinal completo, isto é com a toma de duas doses contra o vírus.