Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

ASAE apreende mais de 25 mil toneladas de géneros alimentícios

nuno botelho

ASAE inspeciona 61 locais resultando na apreensão de 25 mil toneladas de género alimentares. Foram confiscadas 23 toneladas de laranjas que entravam no país sem a devida documentação

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta quinta feira que apreendeu mais de 25 mil toneladas de géneros alimentícios, no âmbito de uma operação de fiscalização realizada em 61 locais.

A operação que se realizou na terça-feira, durante cerca de 30 horas, fiscalizou 1.878 operadores económicos, com o objetivo de controlar as condições higio-sanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos.

De acordo com a ASAE, entre os géneros apreendidos encontram-se 23 toneladas de laranjas, que estavam a dar entrada em Portugal sem documentação de rastreabilidade, 900 quilogramas (Kg) de outras frutas, 400 Kg de frango e produtos congelados e foram ainda apreendidos cinco equipamentos de controlo de temperatura.

Por outro lado, foram também verificadas as mercadorias de bens não alimentares e a sua conformidade com a regulamentação aplicável.

"Como resultado da ação foi instaurado um processo crime por contrafação de vestuário desportivo, alusivo aos grandes clubes nacionais e 26 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, o desrespeito por regulamentação de âmbito fitossanitário, a falta de rotulagem, a falta de controlo metrológico obrigatório, a falta de número de controlo veterinário [...], o acondicionamento e transporte de pescado fresco, a temperatura não regulamentar e a falta de comunicação intracomunitária", indicou, em comunicado, a ASAE.