Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Secretário de Estado confirma 42 doentes com sarampo. Caso de bebé de um ano ainda por testar

Fernando Araújo avançou esta segunda-feira, no Porto, que o número de casos suspeitos de sarampo subiu para 117, estando a aguardar confirmação laboratorial da presença do vírus em 39 pacientes. Com exceção de uma criança de 12 meses com sintomas da doença, os restantes infetados são todos adultos entre os 20 e 40 anos

O secretário de Estado da Saúde revelou, esta segunda-feira, existirem em Portugal 42 casos confirmados de sarampo, todos em adultos, ao passo que o número de casos suspeitos subiu para 117 e abrange “apenas uma criança, de 12 meses”.

A aguardar resultados laboratoriais do vírus altamente contagioso estão 39 pacientes, avançaou Fernando Araújo, numa conferência de imprensa realizada na sede da Administração Regional de Saúde - Norte, no Porto, a região onde foi declarado o surto de sarampo na passada semana.

O secretário de Estado indicou ainda que a maioria dos casos diz respeito “a adultos jovens”, com idades entre os 20 e os 40 anos, maioritariamente “profissionais de saúde”, dois terços dos quais estavam vacinados.

Ainda por confirmar está o caso da médica anestesista do Hospital de Braga, unidade de saúde onde os funcionários estão a ser contactados para serem vacinados. Além do Hospital de Santo António, onde o surto foi detetado e já foram vacinados cerca de 900 profissionais, e do Hospital de Braga, também já foram reportados à DGS casos suspeitos de sarampo no Hospital de São João e no Pedro Hispano, no Porto, refere esta manhã o "Jornal de Notícias".