Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Aviso laranja: onze distritos em alerta

A forte agitação marítima, precipitação e vento forte levaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a pôr onze distritos de Portugal continental sob aviso laranja. O IPMA prevê colocar sob aviso vermelho toda a costa portuguesa na próxima madrugada

Onze distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso laranja devido à forte agitação marítima, precipitação e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA prevê colocar sob aviso vermelho toda a costa portuguesa, entre as 03:00 e as 15:00 de domingo, devido à previsão de forte agitação marítima.

Segundo o instituto, estão sob aviso laranja — que indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, ao passo que o aviso vermelho refere una situação meteorológica de risco extremo — os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. Para este sábado, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado no continente, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.

Prevê ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1000/1200 metros. Há condições favoráveis à ocorrência de trovoada e o vento soprará moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral e a partir da tarde, podendo atingir 100 km/h a partir do final da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Nas terras altas, o vento estará forte (40 a 55 km/h) de sudoeste, com rajadas até 85 km/h, tornando-se forte a muito forte (50 a 65 km/h), com rajadas até 120 km/h a partir da tarde nas regiões Norte e Centro. Haverá ainda uma pequena descida da temperatura mínima.As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius em Lisboa, 18 em Faro e 15 no Porto.