Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Adolescência começa aos 10 e acaba aos 24 anos

Richard B. Levine/GETTY

Investigadores concluiram que a puberdade foi antecipada, nomeadamente por causa dos cuidados melhorados de saúde e de nutrição

Se é pai e teme a chegada da adolescência do(s) seu(s) filhos, então prepare-se: esta fase começa agora aos 10 e acaba aos 24 anos, revela um estudo da revista The Lancet Child & Adolescent Health publicado esta semana.

Se até agora, a puberdade chegava por volta dos 14 anos em ambos os sexos, esta fase foi antecipada, nomeadamente devido aos cuidados melhorados de saúde e de nutrição.

Mais, de acordo com o mesmo estudo este período é alargado até aos 24 anos, uma vez que o corpo humano se continua a desenvolver na fase adulta. O cérebro pode chegar à maturidade depois dos 20 e os dentes do siso não nascem muitas vezes antes dos 25, escrevem os autores do estudo.

“Embora muitos privilégios de adultos comecem aos 18 anos, a adoção dos papéis e responsabilidades desta fase chegam normalmente mais tarde. O intervalo 10-24 anos enquadra-se melhor no desenvolvimento dos adolescentes hoje em dia”, pode ler-se na revista.

Os autores defendem por isso que é vital alterar a legislação e as políticas sociais tendo em conta este novo enquadramento da sociedade.