Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Há onze fins de semana compridos nos próximos 13 meses

Feriados à sexta e “pontes” à terça e à quinta: há mais de uma dezena de fins de semana prolongados daqui até ao início de 2019. Já a partir da próxima semana.

As próximas sexta-feiras são dias feriado, o que permite fins de semana compridos antes do natal. Mas em 2018 haverá mais oito feriados às terças, quintas e sextas, que permitem outros tantos fins de semana longos ou com “pontes”. E um no primeiro dia de 2019. Ao todo, são onze em pouco mais de um ano e um mês.

Já a seguir: quatro fins de semana prolongados
Nas próximas sextas feiras, os feriados de 1 de dezembro (Restauração da Independência) e de 8 de dezembro (Dia da Imaculada Conceição) permitem fins de semana de três dias. Depois vem o dia de Natal, 25 de dezembro, uma segunda feira. Mas o próximo ano abrirá com mais um fim de semana longo: é que o feriado de Ano Novo, 1 de janeiro, é segunda feira. Ao todo, são quatro fins de semana de três dias num mês.

Haverá mais em 2018, mas só em março: na Sexta-feira Santa de 30 de março. ​​

Em maio, haverá duas “pontes”: o Dia do Trabalhador, 1 de Maio, cai a uma terça feira, enquanto o 31 de Maio (Corpo de Deus) será uma quinta.

Fins de semana prolongados, depois só no 5 de outubro: o dia da Implantação da República será sexta feira. No mês seguinte, nova “ponte”: o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, é uma quinta-feira.

Se neste dezembro/janeiro há quatro fins de semana prolongados, no dezembro/janeiro do próximo ano não há nenhum (os dias 1 e 8 serão sábados). Mas haverá duas pontes: o Natal e o Ano Novo serão terças feiras.

Além dos feriados nacionais, há mais fins de semana prolongados ou com “pontes” em 2018 em feriados municipais. Não é o no entanto caso das duas maiores cidades do país, Lisboa (13 de junho será uma quarta feira) e Porto (24 de junho será um domingo).




​​​​​