Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Greve dos professores: Governo fala em “potencial acordo negocial”

ANTÓNIO COTRIM / Lusa

Negociações entre Governo e sindicatos vão ser retomadas na próxima quinta-feira, mas greve de quarta-feira mantém-se

Helena Bento

Jornalista

O Governo anunciou esta terça-feira terem sido registados “avanços no sentido de um potencial acordo negocial” com os sindicatos dos professores.

“No seguimento das reuniões realizadas hoje entre a Secretária de Estado da Administração e Emprego Público, a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e a Federação Nacional da Educação (FNE), o Governo regista avanços no sentido de um potencial acordo negocial”, lê-se no comunicado emitido pelo gabinete da Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público.

A nota refere que, durante as reuniões, foram “exploradas possibilidades que o Governo vai avaliar”. Sindicatos e Governo voltam a reunir-se na próxima quinta-feira, mas a greve marcada para quarta-feira mantém-se. Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) apelou a uma “greve histórica” de professores. Também a FNE, pela voz do seu secretário geral, João Dias da Silva, apelou a que os professores deem uma “resposta forte” na greve desta semana.