Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Feito à medida

getty

Personalizar é a grande tendência do mercado de luxo. Sugestão de um roteiro, onde, entre Lisboa e Porto, 
se podem adquirir algumas peças na medida certa

Bespoke traduzido à letra quer dizer feito por medida. Na gíria das tendências de moda este adjetivo, que já se transformou num conceito e numa atitude contra a standardização, significa personalizar. Nos últimos anos, esta tendência tem vindo a impor-se fora do exclusivo mercado do luxo e em Portugal tem cada vez mais adeptos. Os nichos de mercado diversificam-se. Dos tradicionais mestres alfaiates aos novos executantes do métier, dos perfumistas que concebem um cheiro exclusivo para uma pele, aos programadores de viagens, traçamos uma lista, onde se pode encontrar gente que elabora na medida certa com o valor acrescentado do trabalho artesanal, porque a medida certa só se consegue na precisão e no cuidado do gesto de quem executa.

Entre tecidos e sapatos

Na arte de escolher um tecido e saber cortar, ajustando as medidas na prova e na precisão da mão, incontornáveis são os nomes de João Ribeiro, dono da Alfaiataria Piccadilly, em Lisboa, e de Augusto Saldanha, no Porto. Ambos com lojas montadas há várias décadas no coração das cidades onde trabalham — João Ribeiro, num primeiro andar ao Chiado; Augusto Saldanha, num primeiro andar na baixa portuense — e onde já habituaram os clientes a uma exímia confeção de fatos, suspensórios ou camisas feitas por encomenda nas camiseiras que trabalham para as casas. Nenhum dos dois tem aprendizes que os sigam. Mas tudo o que sai das mãos destes mestres alfaiates tem a discreta assinatura adquirida numa experiência old school, como manda o preceito de um ofício que se tem vindo a tornar cada vez mais mais raro.

Contraindo esta tendência, Ayres Gonçalo Silva Ferreira, 36 anos, é já há alguns anos um dos mais conceituados alfaiates da nova geração. O gosto do ofício adquiriu-o vendo trabalhar o avô, Ayres Carneiro da Silva, com quem aprendeu a manejar a tesoura e a tomar a medida do calor do ferro. Depois partiu para o mundo, passou por Madrid onde adquiriu certificado de cortador e dali para Londres, onde aterrou na Savile Row, a mais famosa rua dos alfaiates da capital britânica. Esteve em Nova Iorque e em Hong Kong para acabar por regressar ao lugar das origens, onde abriu a Ayres Bespoke Tailor, um ateliê à porta fechada.

Na mira de quem nos faça um bom par de sapatos, chegamos rapidamente à conclusão, inesperada, que apesar da tradição de sapataria made in Portugal, não é fácil encontrar quem os faça à medida exata do nosso pé. É um “negócio que não rende”, dizem-nos. Acabámos por descobrir a Fábrica de Calçado Penha, uma empresa que desde 1967 produz sapatos tradicionais de fabrico artesanal, onde aceitam encomendas particulares e garantem que “tudo é possível fazer em pouco menos de uma semana”.

Foi exatamente a pensar nesta lacuna deste nicho de mercado, que Ana Amorim, 32 anos, que já trabalhava em calçado desde 2011, lançou uma marca online que também funciona por marcação na loja Feeting Room, de Lisboa ou do Porto. Chama-se Crème Caviar Shoes e por aqui já se adivinha que são sapatos de festa, com particular atenção para noivas. Embora não façam por medida, o que se propõe é um trabalho totalmente personalizado, a partir de modelos da Crème Caviar Shoes e adaptados na medida de cada pé. Cores, tamanhos de salto, tecidos e peles, números intermédios difíceis de encontrar. As entregas podem demorar cerca de um mês. Os valores variam entre 180 e 230 euros.

Cheiros, sonhos e pedais

Lourenço Lucena, o único perfumista português com nome inscrito na parisiense sociedade de perfumistas, dedica-se há vários anos a elaborar fragrâncias com a sua assinatura e confirma que em matéria de cheiros a tendência bespoke é crescente. Já concebeu vários perfumes personalizados para quem procura a essência que o defina. Neste sentido, mais do que encontrar combinações de matérias-primas improváveis, o trabalho do perfumista passa por uma relação longa e estreita com cada cliente. “É através das conversas que vamos tendo e na descoberta das características de cada cliente, que vou construindo uma linha de memórias olfativas de forma a poder conceber um perfume pessoal e intransmissível”, revela Lourenço Lucena. É um processo longo e delicado. Os preços são sob consulta.

getty

Uma experiência única é sempre uma viagem. Foi a pensar nos clientes com quem se cruzou ao longo de muitos anos de trabalho em busca de roteiros especiais que Susana Páscoa decidiu abrir portas online da Pure Travel, uma agência “tailer made travel”, garante, pois “não há limite para o que se consiga imaginar e concretizar.” Já desenhou viagens que tanto podem acabar numa cabana perdida nas Ilhas Virgens, como num passeio entre ruínas da Guatemala, acompanhado de um arqueólogo, ou de encontrar as quintas certas para uma viagem slow living e gastronómica pela paisagem rural da Toscana. Não há limite para o sonho. Tudo depende do tempo, da vontade e, claro, do orçamento.

Pedalar na procura da bicicleta perfeita é um dos trabalhos da Velo Culture, uma loja com espírito de clube, fundada em 2011, exclusivamente pensada para amantes de bicicletas. Com poiso certo entre o mercado de Matosinhos e o centro do Porto, a Velo Culture, além das inúmeras coisas que fazem ligadas ao ciclismo, personalizam bicicletas acrescentando acessórios e melhorando ao gosto do freguês, também aceitam encomendas feitas por medida para bicicletas manufaturadas com cuidado, a pensar na estética e no conforto. As linhas são clássicas, os materiais flexíveis e desenhados de acordo com o propósito de cada um, seja para passeios, corrida ou só para uso na cidade. O ideia é pedalar na bicicleta que foi desenhada ergonomicamente, de maneira a que se possa desfrutar com o mínimo esforço e a máxima longevidade.

Moradas


Alfaiataria Piccadilly
Rua da Anchieta, 29, 1º dto., Lisboa 
Tel. 213 426 721

Alfaiataria Saldanha
Rua 31 de Janeiro, 63, Porto 
Tel. 222 008 823

Ayres Bespoke Tailor
Rua Rodrigues Sampaio, 19 - 2C, Lisboa
Pr. D. Filipa de Lencastre, 22, Ateliê 99, Porto. Tel. 914 471 671

Lourenço Lucena
sítio web AQUI

Fábrica de Calçado Penha
Rua Padre Firmino, 115, Penselo - Guimarães. Tel. 253 559 290

Crème Caviar Shoes
sítio web AQUI 
Tel: 918 162 542

Pure Travel
sítio web AQUI 
Tel. 917 203 795

Velo Culture
Rua de Álvaro Castelões, 46A, Matosinhos Tel: 222 424 790
Rua D. Manuel II, 346, loja A
Palácio de Cristal. Porto 
Tel. 224 911 164