Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“A Terra Treme” na próxima sexta-feira, 13

Proteção Civil promove um exercício, à escala nacional, para preparar os portugueses para um possível sismo. Tudo se passará durante um minuto, exatamente às 10h13 da próxima sexta-feira

Às 10 horas e 13 minutos na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro, todos os portugueses são desafiados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico chamado "A Terra Treme".

A ação é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com outra entidades públicas e privadas.

A iniciativa, de acordo com a ANPC, visa sensibilizar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo (http://www.aterratreme.pt/).

"O exercício propriamente dito compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar durante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um minuto no qual os participantes, individual ou coletivamente, executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar", revela a Proteção Civil.