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Eu sou a Reem. E eu sou a Rana. E eu a Fatima. E esta é a refeição da vida

“Mezze - comida do Médio Oriente” abre portas esta terça-feira no centro de Lisboa. Dez dos funcionários são refugiados sírios a viverem em Portugal

marcos borga

A cozinha é por vezes o resultado bonito de palavras mais ou menos conhecidas e inesperadas misturadas entre si. De certa maneira, é como a vida. E este texto vem com vida e comida, esse encontro tão comovente: puré de beringela assada com tahini, xarope de romã e especiarias; salada de salsa picada, bulgur, tomate cebola e hortelã; pasta de grão cozido com creme de sésamo; beringelas no forno com tomate e especiarias; bolinhos fritos de carne de vaca, bulgur e especiarias; arroz fumado com pimentos; bolinhos fritos de grão e especiarias; salada mista com pão árabe estaladiço; estufado de lentilhas; bulgur com cebola frita

Um homem de bigode vistoso espreita do lado de fora. Com a cara colada ao vidro e testa franzida, olha curioso. No lado de dentro há agitação, cerca de uma dezena de pessoas anda de um lado para outro com pratos, travessas e tigelas cheios de comida. Os tachos e as louças batem, o som ecoa e enche o espaço pequenino de paredes de vidro. Por trás do balcão, os rostos estão todos baixos, a olhar com atenção para o que estão a fazer. Ouve-se o deslizar da faca, que termina num ‘tock’ ao bater na tábua de corte. O homem do bigode afasta-se da janela e segue caminho. De quando em quando, aparece mais alguém e faz o mesmo. O que ali se passa? É o “Mezze – Cozinha do Médio Oriente” a preparar a abertura.

Sabe o que é Baba Ganoush? É puré de beringela assada com creme de sésamo, xarope de romã e especiarias. E Kebseh, conhece? É arroz fumado com pimentos. Provavelmente, já ouviu falar e até provou hummus, uma pasta de grão. Todos estes são pratos típicos do Médio Oriente e vão ser servidos no “Mezze”, o restaurante que nasceu do “Pão a pão – Projeto de Integração de Refugiados”, a iniciativa que promoveu jantares sírios no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, durante o mês de dezembro. A ideia correu tão bem que se tornou permanente e abre ao público esta terça-feira no renovado Mercado de Arroios.

Fatima, 48 anos, e as filhas Rana e Reem, 28 e 27 anos, são três das cozinheiras que lá trabalham. São as mesmas Fatima, Rana e Reem que nos contaram há uns meses como fugiram da Síria (veja mais no fim deste texto), tentaram viajar para a Jordânia e Líbano mas só conseguiram ficar no Egito. A história de como chegaram a Lisboa com o resto da família, ao abrigo do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), não é bonita (lá está, veja mais no fim deste texto). Nem a delas nem a dos outros funcionários do “Mezze”. Todos eles têm algo em comum: são refugiados. E vêm do mesmo país, aquele onde a guerra teima em não parar, a Síria.

“O primeiro ano em Portugal foi muito difícil. Estávamos praticamente só a aprender português. Os meus filhos estavam zangados por terem deixado os amigos no Egito. Antes, pensar no futuro era impossível, não sabíamos o que íamos fazer aqui. Chegámos mesmo a pensar em ir embora. Quando conhecemos o projeto do Pão a Pão, tudo ficou mais fácil e já temos uma coisa para aspirar.” Fatima é a chefe da cozinha, embora ainda não se tenha habituado à ideia de que é ela a mandar. Faz-lhe confusão dar ordens às outras mulheres. “Sou igual a elas”.

Fatima (sentada à direita) com as filhas Rana (sentada à esquerda) e Reen (de pé à direita) e o filho Rafat

Fatima (sentada à direita) com as filhas Rana (sentada à esquerda) e Reen (de pé à direita) e o filho Rafat

Foto Marcos Borga

Rafat, 21 anos e também filho de Fatima, é de todos o que melhor fala português. Será o empregado de mesa. É quase sempre ele que faz a tradução. “A receita mais fácil para lhe dar é a do hummus, mas é também das mais difíceis de fazer. Garanto que nunca ficará igual à que a minha mãe faz e à que vamos servir aqui.” Estava no 10º ano quando deixou a Síria com a família. No Egito trabalhou como costureiro e em Lisboa já serviu numa loja de kebabs: “Isso ajudou-me muito, aprendi mais o português com as pessoas do que com os cursos”.

O restaurante será 100% mezze. Ou seja, em vez de pedir um prato específico, o cliente chega e pede uma das seis mezzes disponíveis (duas delas vegetarianas). Cada uma é um conjunto de cinco pequenos pratos com diferentes comidas. Há o Laban Bi Khiar (creme de iogurte com pepino e especiarias), o Mujaddara (estufado de lentilhas e bulgur com cebola frita), as Meshawi de borrego ou frango (espetadas) e muito mais. O conceito é, além dos sabores, trazer um pouco da forma de comer do Médio Oriente para Portugal. O preço médio por pessoa deverá estar perto dos €20. Estará aberto de segunda a sábado a partir do 12h e até à meia noite, encerrando a cozinha às 22h30.

“Escolhemos este nome para o restaurante porque Mezze é um refeição de partilha. Também porque lembra a palavra mesa e porque mesa faz recordar petiscos, que são também comida de partilha e é isso que queremos aqui. Não só de comida... Haverá workshops de dança, de escrita, de música e muitas outras coisas. No fundo, é um espaço de encontro”, diz Francisca Gorjão Henriques, que faz parte da equipa fundadora do Pão a Pãp. A ela juntaram-se Rita Melo, Francisco Henriques e ainda Alaa Hariri, uma jovem síria da zona de Damasco que está a fazer a licenciatura em arquitetura com o apoio da Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios, lançada por Jorge Sampaio.

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Apesar de ser um projeto que começou com cariz social e de integração, nunca quis ser apenas isso. O “Mezze” tem valer como restaurante, a qualidade tem de estar assegurada e os padrões devem ser suficientemente altos para fazer frente à concorrência. À exceção do padeiro, só há cozinheiras e todas mais do que habituadas a cozinhar para as famílias. Elas sabiam brincar com os sabores, conheciam as receitas. Faltava-lhes a parte técnica, os detalhes da profissão.

“A Fatima é uma matriarca formidável com uma mão fantástica para a cozinha. O meu papel é fazer a passagem entre a cozinha de casa e a de restaurante. Quando atendemos ao público, há pequenas coisas que precisamos de ter atenção: passar a mão no cabelo, provar com o dedo, como guardar os alimentos, as temperaturas corretas, a organização do espaço...”, conta o chefe Luís Barradas, que tem acompanhado os últimos dias antes da abertura. E, em pouco tempo, já se nota a mudança: “Às vezes, abrem o caixote do lixo com a mão em vez de usarem o pedal. Percebem o que fizeram, olham para mim e sorriem. Vão logo lavar as mãos”.

Foto Marcos Borga

Gosto de natação, ginástica e de gelado. E também gosto das pessoas

Hanin tem sete anos, é filha de Rana e neta de Fatima. Salta entre o português e o árabe com agilidade. Tem uns olhos grandes e claros, o cabelo comprido de tom aloirado e entrelaçado dos lados cai-lhe pelos ombros. Desde que chegou com a família, está a estudar. Já está no segundo ano.

“Podes escrever aqui no caderno o teu nome?”

“Sim. Em árabe ou em português? [Pausa] Escrevo das duas formas.”

Pega na caneta, estranha a cor negra da tinta. “Lá na escola só usamos azul”, comenta enquanto escreve: primeiro em árabe, da direita para a esquerda; em seguida, da esquerda para a direita, em português. Depois, perguntámos a Hanin do que mais gosta. “Natação, ginástica e de gelado”. Continuou a escrever no caderno com a tinta negra. Quando o devolveu, havia mais qualquer coisa: “Também gosto das pessoas”.

No mercado de Arroios, a novidade fez despertar curiosidade. Até os vendedores das bancas se aproximaram para saber o que era aquele reboliço, quem eram aquelas pessoas que ouviam falar numa língua estranha. A barreira linguística ainda é um entrave, mas que se vai resolvendo. Entre gestos e olhares e algumas palavras ditas, vão-se entendendo. “Todos percebemos a ideia”, explica Fatima num português tremido.

“Esta curiosidade faz com que a aproximação seja muito espontânea e rápida. Isso só prova que a associação para a integração cumpriu e está ainda a cumprir a missão”, diz Rita Melo.
O “Mezze” foi financiado por inúmeras pessoas, empresas privadas e instituições. No total, através da campanha de crowdfunding conseguiram recolher 23.025 euros, que foram entregues por 354 pessoas. Depois de estabilizar a presença em Lisboa e de desenvolver o projeto de catering, o Pão a Pão quer replicar o modelo do restaurante por todo o país. Braga e Porto parecem ser as cidades “onde faria mais sentido”, pois são os locais, a seguir à capital, com maior número de refugiados. “Mas se alguém desejar o projeto noutro local, lá estaremos.”

Nas prateleiras que se fundem com a parede branca estão alguns livros. Há romances, histórias infantis e poesia. Livros num restaurante? “Quando alguém têm de fugir de casa e da guerra, só se pode agarrar em meia dúzia de coisas. Os livros são coisas pesadas, estragam-se com facilidade e não são objetos de sobrevivência.”

marcos borga

“No dia seguinte a ocuparmos aqui o espaço e começarmos a montar as coisas, a Fatima chegou ao pé de mim e disse-me: isto já é a minha segunda casa. No fundo, é isso que queremos: que se sintam em casa. O que ela disse foi a recompensa de todo o processo”, diz Francisca Gorjão Henriques.

O sorriso de Fatima e das filhas é diferente daquele que vimos no início do ano, em que a esperança de um emprego existia mas faltava a certeza de que tudo ia correr bem. “Você esteve lá em casa, escreveu no Expresso a história do meu filho que está na Turquia.” Fatima lembra-se daquele dia solarengo de fevereiro em que a encontrámos pela primeira vez. E nós também

REPUBLICAÇÃO DA HISTÓRIA DE FATIMA, RANA E REEM, PUBLICADA NO EXPRESSO A 20/02/2017
NÓS VAMOS MOSTRAR OS NOSSOS ROSTOS: TEMOS MEDO MAS O AMOR É MAIOR

Da esquerda para a direita: Fatima, 47 anos, Rana, 27 anos, e Reem, 26 anos

Da esquerda para a direita: Fatima, 47 anos, Rana, 27 anos, e Reem, 26 anos

Foto Tiago Miranda

Fatima, 47 anos. Rana, 27 anos. Reem, 26 anos. As histórias de coragem têm as idades todas. Ouvimos falar das receitas delas na cozinha, acabámos a ouvir a receita delas para olhar o medo - amor. Amor pelos filhos, pelos irmãos. Amor. E é por ele e por eles que destaparam os rostos que nos anunciaram inicialmente que não iriam mostrar. Fatima, Rana, Reem

Corta-se miudinho a salsa, os coentros e a cebola. Depois, mistura-se a carne picada, o arroz e os ovos. Tempera-se a gosto com sal e pimenta. O recheio já está feito. À parte estão esticadas e preparadas as folhas de uva ou de alface romana, que foram demolhadas em água quente. Em cada uma, duas colheres da mistura. Enrolar. Num tacho, coloca-se um fio de óleo, tomate e harissa (uma combinação de temperos muito utilizada na cozinha árabe). De seguida, um copo de água e os rolinhos recheados lá para dentro. Agora é só deixar cozinhar por 40 minutos.

À primeira vista, o aspeto é muito semelhante às tradicionais salsichas com couve lombarda. Chama-se yabrak e é um dos pratos que Fatima mais gosta de cozinhar. Tem 47 anos, cinco filhos e quatro netos. É síria e está em Portugal com o estatuto de refugiada.

Também o kibih, uma espécie de croquete de carne, é uma das suas especialidades. Estas e outras fazem parte das dezenas de receitas que preparou no “Pão a pão – Projeto de Integração de Refugiados”, uma iniciativa que promoveu jantares sírios no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, durante o último mês de dezembro. Correu tão bem que vem aí um projeto maior - já lá vamos.

A filha Reem, 26 anos, tem mão para os doces. Domina o açúcar, os ovos e a manteiga. Gosta mesmo é de fazer bolos, mas cozinha de tudo um pouco. Já a filha Rana, 27 anos, é mais dada às sopas e às massas. Só as três já eram capazes de compor um menu completo, embora a equipa seja bem maior.

O projeto temporário no Mercado de Santa Clara, que serviu para testar sabores, a equipa e o público, vai tornar-se permanente. Em breve, a capital será casa de um restaurante de cozinha síria que deverá empregar, numa primeira fase, mais de uma dezena de pessoas. A inauguração do “Mezze - Cozinha do Médio Oriente” está marcada para esta terça-feira, dia 19, no renovado Mercado de Arroios. A ideia é, no futuro, conseguir replicar o espaço em vários pontos do país e ter trabalho para centenas de pessoas.

A vontade de abraçar o filho é mais forte do que o medo

É em casa, na periferia de Lisboa, que encontramos Fatima, Reem e Rana. Pela janela entra um raio de sol que aquece a sala num dia gelado de fevereiro. O sofá está impecavelmente aprumado. A mesa de jantar com oito lugares está decorada com flores. As três sorriem nervosas pela dificuldade em perceber as conversas que se cruzam. Os últimos dias têm sido de espera, querem voltar ao trabalho o mais rápido possível.

Desde o primeiro momento, aceitaram contar a sua história mas não queriam mostrar as suas caras. A mais de cinco mil quilómetros de distância da cidade onde nasceram, Damasco, na Síria, o medo do passado ainda está presente. Imortalizar o rosto numa imagem e publicar num jornal pode ter represálias.

Click! Primeiro disparo. Ajeitar a mão e virar o rosto mais para a esquerda. Click! Ao segundo disparo mudam de ideias. “Alguém algures pode ver-me, ouvir a minha história e ajudar-me a trazer o meu filho. No outro dia, na televisão, vi um refugiado que tinha sido proibido de entrar nos Estados Unidos da América, mas alguém ouviu-o e agora está em casa com a família”, explica Fatima. A vontade de abraçar o filho é tão mais forte do que o medo que sente.

Da esquerda para a direita: Fatima, Rana, e Reem

Da esquerda para a direita: Fatima, Rana, e Reem

Foto Tiago Miranda

Fatima, 47 anos, e as filhas Rana, 27 anos, e Reem, 26 anos, estão em Portugal com o estatuto de refugiadas há um ano e três meses. Vieram do Egito e chegaram a Lisboa no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Os rapazes da família, Rafat, 20 anos, e Yhia, 15 anos, também vieram. Mas houve um que ficou para trás: Rateb, 23 anos. Está na Turquia com a mulher à espera de autorização para entrar na União Europeia.

“Só queria que o Rateb viesse para o pé de nós. Na Síria já não tenho nada… nem casa, nem família, nada. O que mais quero é que a minha família fique toda junta. Esse é o meu sonho”, diz a matriarca. No total, lá em casa são 11 pessoas. Fatima vive com os quatro filhos, os dois genros e os quatro netos.

Morto a tiro

Desde 2013 que ninguém pode entra na rua onde Fatima criou os cinco filhos. Não sabem ao certo o que aconteceu à casa, provavelmente foi destruída. Mais uma marca da guerra que teima em não ter fim.

Quando fugiram, não levaram nada. No fundo, sempre pensaram que iriam regressar. O tempo passou e o futuro cada vez mais passava por outro lugar. Só o marido de Fatima regressou à casa da família, queria ir buscar umas fotografias e meia dúzia de roupas. À saída, quando atravessou a porta foi morto a tiro. Naquele dia, àquela hora e naquela rua outros 149 homens morreram da mesma forma.

Tentaram a Jordânia e Líbano. Foram barrados nas fronteiras, viajaram de táxi, barco e autocarro. Só no Egito conseguiram ficar. “São pessoas muito diferentes e têm um estilo de vida muito distinto dos sírios. No entanto, era mais fácil porque falávamos todos a língua árabe. Gostamos muito de estar em Portugal, mas é muito difícil comunicar com as pessoas devido à barreira linguística”, explica Rana.

Foram três anos. Fatima e as filhas eram donas de casa, os filhos mais novos estudavam e os maridos trabalhavam. A Europa continuava a ser o destino, novamente pela segurança e também por uma melhor educação.

Como refugiados referenciados pelo ACNUR, existiam três opções: o regresso em segurança ao país de origem, integração no país de acolhimento, neste caso no Egito, ou reinstalação num país terceiro. Assim, Portugal passou a ser a nova e atual morada.

Hijab: a relação com Deus

O clima é muito parecido ao da Síria e sentem-se seguros. As principais diferenças estão na organização e no facto de agora viverem numa democracia. “Em Portugal, as pessoas são todas equivalentes. Têm os mesmos privilégios. Todas as pessoas são tratadas de igual forma, o que não acontece na Síria. Aqui, enquanto cidadão português há o direito de viver no país, de votar, de ter um seguro de saúde”, analisa Fatima.

Divertidas, mãe e filhas contam que no ocidente acham que os sírios vivem em tendas, anda de camelo e vestiam sempre burqa. Quando passam na rua, sentem os olhares mas não juízos de valores. Há curiosidade porque falta conhecimento sobre a cultura árabe, dizem.
“Muitas pessoas perguntam o porquê de usar o lenço se já não estamos na Síria”, comenta Reem. “Usar o lenço é algo que faz parte do Islão. Colocar o hijab é para que os outros olhem para ti só como uma pessoa e não pela tua beleza. Nós gostamos de usar e por isso usamos. Quem não gosta, não usa. É algo que faz parte da relação com Deus.”

Apesar de já terem feito algumas amizades, sobretudo no meio escolar que as crianças da família frequentam, a língua é uma barreira que as impede de conhecer outras pessoas. Os maridos de Reem e Rana, que trabalhavam como designer gráfico e costureiro, não conseguem arranjar emprego fixo. Procuram aqui, encontra ali. É tudo temporário e sem perspetivas de melhorias.

“Se para os portugueses é complicado, quanto mais para nós que não falamos português”, comenta umas das mulheres. Em tempos, tiveram aulas mas como eram dadas por voluntárias não foi possível continuar. As três já vão compreendendo o que escutam, falar e escrever é que é um pouco mais difícil.

Numa dessas aulas de português, Fatima apanhou uma conversa no ar. Ouviu qualquer coisa sobre cozinhar e Síria. Em casa, pediu ajuda ao filho para procurar mais sobre o projeto. Viu, gostou, pediu mais informações. Agora, juntamente com as duas filhas, vai integrar a equipa de cozinha do restaurante que em breve abre portas. Rafat deverá ajudar no serviço às mesas.

“O meu único plano é ter uma vida normal”

tiago miranda

Fatima não era a única chefe na cozinha do “Pão a Pão”. Ao seu lado tinha Mouna, 38 anos. Prefere os doces aos salgados. Está a contar pelos dedos os dias que faltam até que possa servir os seus pratos na sala do novo restaurante.

“O meu único plano é ter uma vida normal”, diz Mouna, que vive numa casa cedida pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) com o marido Yosef, 42 anos, e os cinco filhos, com idades entre um ano e sete meses e os 18 (três meninos e duas meninas).

Estão em Portugal há menos de um ano e, tal como a família de Fatima, o português é uma dificuldade. Na sala lá de casa estão afixados quadros com as palavras e os respetivos desenhos. O pai e os filhos estão a ser ensinados por voluntários. Aos poucos, vão aprendendo.

“Os portugueses surpreenderam-me. Gosto de viver aqui, muito por causa das pessoas. Sinto que ninguém se mete na minha vida só porque sou muçulmana, sinto que me respeitam. Quero muito ficar por isso”, diz Mouna. “O meu único plano é ter uma vida normal.”

Na Síria, Yosef era economista, cá não consegue encontrar um emprego fixo. “Faria qualquer coisa.”

Deixaram os subúrbios de Alepo e entraram ilegalmente na Turquia. Chegaram a Portugal através do programa de recolocação, foram selecionados devido ao problema de saúde de um dos filhos. Lorance, de 15 anos, tem um problema de visão e estava a ser acompanhado pelos médicos quando a família teve de fugir.

“Não houve movimentação da organização e as ajudas vieram apenas de privados. Foram amigos de amigos que se ofereceram para ajudar. O CPR deu-nos a casa, o que foi fantástico e estamos agradecidos. O principal problema é as crianças ainda não estarem na escola e a falta de ajuda para tratar a doença do meu filho”, sublinha Yosef.

Questionado pelo Expresso, o CPR diz que está a acompanhar o caso e a tentar integrar as duas meninas em meio escolar. Quanto a Lorance, refere que este começou a ser seguido no Hospital de São José, em Lisboa, e que foi agora transferido para os Capuchos. Recusou tecer mais comentários, justificando que os processos são confidenciais.

Mais de 1000 refugiados chegaram a Portugal em 2016

Segundo o ACNUR, a reinstalação passa pela seleção e transferência dos refugiados que estão em condições precárias num primeiro país de asilo (como por exemplo, o Egito ou a Turquia) para um outro país que os acolhe e concede um direito de residência permanente. Já a recolocação, define a Comissão Europeia, entende-se como a transferência de pessoas que necessitam de proteção internacional de um Estado-membro para outro.

A Portugal, em 2016, chegaram através da reinstalação 16 refugiados sírio provenientes da Turquia. Já no programa de recolocação, Portugal recebeu um total (desde dezembro de 2015 até 16 fevereiro 2017) de 1001 requerentes de proteção internacional (722 provenientes da Grécia e 279 da Itália).

“A maioria dos requerentes tem nacionalidade síria, sendo famílias com filhos menores e são provenientes da Grécia. A maioria dos requerentes provenientes de Itália são do género masculino, viajam sozinhos e têm nacionalidade eritreia”, refere ao Expresso o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Texto orginalmente publicado a 20 de fevereiro de 2017. Republicação atualizada