Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rede informática restabelecida em centros de saúde de Pedrógão horas após notícia do Expresso

Os cerca de 1500 utentes dos centros de saúde das aldeias de Vila Facaia e da Graça, no concelho de Pedrógão Grande, já podem ter acesso imediato à renovação de baixas e às prescrições médicas. Quase um mês depois do incêndio trágico, ainda estavam sem internet. A rede foi reposta via satélite, horas após o problema ter sido noticiado pelo Expresso Diário

A Rede Informática da Saúde foi restabelecida nesta quarta-feira, pelas 12h30, nas extensões das aldeias de Vila Facaia e da Graça, que atendem a cerca de 1500 pessoas, no concelho de Pedrógão Grande, menos de 20 horas após a situação ter sido revelada pela edição desta terça-feira do Expresso Diário.

Para ultrapassar os problemas técnicos identificados foi necessário "recorrer à implementação da solução via satélite" e, "desta forma, os serviços já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde e voltam a estar acessíveis a utentes e profissionais destes locais, permitindo o normal funcionamento", como explica um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O comunicado explica ainda que a situação demorou mais tempo a ser resolvida - quase um mês - devido a "três furtos de cabelagem nestas zonas", o que terá impossibilitado o trabalho do operador de telecomunicações da Rede Informática da Saúde.