Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

200 novos psicólogos nas escolas públicas

Programa Operacional Capital Humano aprovou um valor global de 7,4 milhões de euros para a integração de 200 novos psicólogos nas escolas públicas

O Programa Operacional Capital Humano (PO CH), aprovou um valor global de 7,4 milhões de euros para a integração de 200 novos psicólogos nas escolas públicas.

Nas escolas da região Norte foi aprovado o valor de 4 milhões de euros de despesa total para a integração, até ao final de 2018, de 108 psicólogos. Para a região Centro serão integrados mais de 52 psicólogos, com um financiamento de 1,9 milhões de euros. Na região de Alentejo o valor é de 1,5 milhões de euros e está prevista a inclusão de 40 novos profissionais.

O aumento do número destes profissionais nas escolas públicas tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento psicológico dos alunos e a melhoria da sua orientação escolar e profissional. É uma forma de prevenir o abandono escolar precoce, através do diagnóstico das dificuldades que afetam a aprendizagem.

As três candidaturas foram apresentadas pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e 85% do valor será financiado pelo Fundo Social Europeu.