Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

63 habitações “profundamente afetadas” pelos incêndios

PAULO NOVAIS

Também 29 unidades industriais, que representam 263 postos de trabalho, ficaram afetadas pelas chamas. Destas, duas unidades “muito grandes”, com 180 postos de trabalho, poderão mesmo ter de suspender a atividade face aos danos, informou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

Sessenta e três habitações ficaram profundamente afetadas na sequência do incêndio que começou no dia 17 em Pedrógão Grande e que provocou a morte a 64 pessoas, disse este sábado o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Também 29 unidades industriais, que representam 263 postos de trabalho, ficaram afetadas pelas chamas, disse igualmente o governante, realçando que, destas, duas unidades "muito grandes", com 180 postos de trabalho, poderão mesmo ter de suspender a atividade face aos danos.

Pedro Marques falava aos jornalistas durante uma visita que realiza este sábado a alguns concelhos da região Centro que foram atingidos durante a última semana por violentos incêndios.

Dois grandes incêndios, que provocaram a morte a 64 pessoas e ferimentos a mais de 200, deflagraram no dia 17 na região Centro, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta [o equivalente a 53 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.