Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Calor pode ser “extremo”

Oito distritos em alerta laranja devido às altas temperaturas que se vão sentir a partir de sexta-feira

Oito distritos de Portugal continental vão estar sob 'aviso laranja' devido à previsão de tempo quente, com persistência dos valores elevados das temperaturas máximas, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob 'aviso laranja', a partir das 12:00 de sexta-feira, até às 04:00 de domingo, devido às temperaturas elevadas que se vão fazer sentir.
Por enquanto o nível de alerta para estes distritos ainda é amarelo, à semelhança do que se passa com o resto do país, à exceção de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e ilhas, onde o aviso é verde, representando ausência de qualquer risco previsível.
O 'aviso laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o 'aviso amarelo' alerta para risco em "determinadas atividades dependente da situação meteorológica".
As temperaturas máximas nestes oito distritos vão oscilar entre os 35 graus na Guarda e os 43 graus em Évora.
Beja tem uma previsão de 42 graus centígrados, Portalegre e Castelo Branco de 39, Vila Real e Bragança de 37 e Viseu 36.
Para hoje e até ao início da tarde de sexta-feira, as temperaturas máximas vão andar entre os 34 e os 43 graus.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde.
A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado de nordeste.