Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

€10 milhões para a ciência nos PALOP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Aga Khan Development Network abriram, esta terça-feira, um concurso para financiamento de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico

Trata-se do primeiro concurso ao abrigo do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica estabelecido entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Imamat Ismaili e envolve um financiamento de dez milhões de euros ao longo de dez anos. O instituto Imamat Ismaili deverá conceder a verba, sendo que neste primeiro concurso disponibilizará 1,5 milhões de euros.

O concurso agora aberto dirige-se exclusivamente a iniciativas existentes e colaborações entre instituições científicas e académicas dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e instituições de investigação científica e académicas portuguesas. O objetivo é a contribuição para desenvolvimento e expansão de iniciativas em curso que permitam consolidar as capacidades de investigação nos referidos países africanos.

Por projeto, o Imamat Ismaili compromete-se a pagar até 300 mil euros. Todos os projetos devem destinar-se a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao progresso da qualidade de vida nos PALOP e noutras regiões de África.