Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Parlamento da saúde aprova 58 medidas

A apresentação da comissão de Tecnologias de Informação em Saúde mereceu a atenção das câmaras

Rodrigo Cabrita

O largo número de recomendações ratificadas no terceiro plenário do Health Parliament Portugal, projeto do Expresso, Janssen, Universidade Nova e Microsoft, traduz o notório trabalho desenvolvido pelos deputados das seis comissões do parlamento exclusivamente dedicado à saúde, que chega agora ao país. Ao longo desta semana iremos publicar as propostas validadas no sábado na Fundação Calouste Gulbenkian. Começamos pelas medidas que a comissão de Tecnologias de Informação em Saúde quer implementar

A comissão de Tecnologias de Informação em Saúde identificou problemas, oportunidades e desafios cruciais. Procuraram na literatura, em consensos e na lei. Fizeram um questionário a cerca de 3500 pessoas sobre literacia digital em saúde e colocaram cinco questões a vários stakeholders e decisores - políticos, técnicos, diretores clínicos de hospitais, presidentes de conselhos de administração - sobre a temática.

O resultado são propostas claras sobre “Interoperabilidade de sistemas de informação, literacia digital em Saúde, segurança, privacidade e gestão de Dados, governança (estratégia de sistemas de informação) e desafios futuros”.

Clique AQUI para conhecer as 19 medidas que a comissão de tecnologias de informação viu aprovadas