Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Pedro Norton é o novo administrador-executivo da Gulbenkian

Nuno Botelho

Antigo CEO do Grupo Impresa foi nomeado na primeira reunião presidida por Isabel Mota, a nova administradora da Fundação Calouste Gulbenkian

Na primeira reunião do conselho de administração plenário da Fundação Calouste Gulbenkian, presidido por Isabel Mota, realizado esta quinta-feira, foi decidido, por unanimidade, nomear Pedro Norton como administrador-executivo.

O antigo CEO do Grupo Impresa integrará a partir deste mês o conselho de administração da fundação, ao lado de Teresa Gouveia, Martin Essayan, José Neves Adelino e Guilherme d’Oliveira Martins.

As qualidades pessoais e profissionais de Pedro Norton, “demonstradas nos vários momentos da sua carreira”, são apontados pelo conselho de administração da fundação como justificação desta escolha, para além das suas competências enquanto gestor.

Na mesma reunião, o conselho deliberou também um limite de dois mandatos consecutivos, de cinco anos cada, para os administradores executivos, regra a que já obedecia o presidente da Fundação e agora é extensível aos seus administradores. Isabel Mota só vai poder exercer um mandato, porque ficará condicionada pelo limite de idade (70 anos).