Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A história de Fátima retratada em filmes

Nuno Botelho

Três produções cinematográficas são lançadas na altura das comemorações do Centenário de Fátima. Entre elas, há até um filme de animação

"Fátima e o Tesouro Secreto" é um filme de animação que tem como tema as aparições de Fátima. A história desenrola-se em torno de uma menina de 12 anos, Madalena, e do seu irmão mais novo, Tomás, que após a morte da mãe entram numa redescoberta da fé.

Ao morrer, a mãe de Madalena deixa como herança a história sobre um misterioso segredo localizado em Fátima, que a criança quer desvendar. Ao longo deste filme, Madalena é posta à prova e terá que lidar com questões como a paz, a amizade, o respeito, o amor e a fé.

A dar vida às personagens estará o treinador de futebol José Mourinho, que é acompanhado de outras vozes vindas do Brasil, América, Espanha e México.

O filme, que terá estreia marcada para o Festival de Cannes do próximo ano, demorou quatro anos a ser desenvolvido.

Será também possível assistir, em breve, à produção "Fátima - o filme", que pretende relatar a experiência de Lúcia. Baseada em factos reais, conta a sua história em tempos distintos (1917, com Lúcia em criança; e entre 1984 e 2000, com Lúcia já em adulta). A visita do Papa Francisco a Fátima será retratada na parte final do filme.

Contactada pelo Expresso, uma representante da produtora não revelou muitos pormenores sobre a produção e exibição da fita em Portugal.

Um terceiro filme, que se estreou no dia 27 de abril, chama-se "Fátima", e foi realizado por João Canijo. Esta produção aborda a história de um grupo de 11 mulheres que partem de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. No decorrer do filme, o cansaço extremo leva as personagens a momentos de rutura, onde se revelarão as motivações mais profundas de cada uma delas. Uma vez em Fátima, cada uma das mulheres terá de reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.

O elenco conta com as participações de Rita Blanco, Anabela Moreira, Teresa Tavares, Márcia Breia e Sara Norte.