Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

GNR regista 15 contraordenações em fiscalização a autocarros com jovens finalistas

Na segunda fase da operação “Spring break” nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António, a GNR fiscalizou 84 autocarros

A GNR registou 15 contraordenações, três das quais por consumo de droga, durante a operação que visou a prevenção da adoção de comportamentos de risco por parte dos jovens que se deslocam em viagens de finalistas para Espanha.

A Guarda Nacional República realizou, entre 5 e 9 de abril, a segunda fase da operação "Spring break" nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda), Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro), tendo fiscalizado 84 autocarros.

Num comunicado de balanço da operação, a GNR adianta que registou também oito infrações rodoviárias, metade das quais por incumprimento dos tempos de descanso por parte dos motoristas dos autocarros.

Segundo a GNR, a fiscalização foi feita por militares dos comandos territoriais, apoiados pela investigação criminal, de binómios cinotécnicos de deteção de droga e da valência do trânsito, numa operação feita em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Durante a primeira fase da operação, que se realizou entre 3 e 4 de abril, os militares da GNR promoveram 2.300 ações de sensibilização junto de 8.315 aluno, alertando-os para os comportamentos de riscos associados a estas viagens, além dos comportamentos aditivos e dependências.

A Operação "Spring Break" teve como objetivo prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte dos jovens que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em férias escolares, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que os transportaram.