Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Circulação da linha de Cascais já foi retomada

NUNO FOX / Lusa

Após a interrupção da circulação de comboios entre Algés e Cais do Sodré durante quase três horas, o serviço da CP acaba de ser retomado depois de se ter verificado que o viaduto de Alcântara não está em risco de colapsar, como se temia

A circulação de comboios na linha de Cascais foi normalizada às 10h45, quase três horas depois de ter sido interrompida entre Algés e Cais do Sodré, devido ao desvio de um dos pilares do viaduto de Alcântara.

O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, explicou aos jornalistas que os técnicos foram unânimes ao considerar que não há risco de o viaduto ruir.

“Já se mobilizaram os meios técnicos para fazer a reparação desta situação e repor as condições de segurança. Será encaixado o tabuleiro na posição correta durante a noite”, afirmou o arquiteto, sublinhando que durante esse período a circulação ferroviária e rodoviária será suspensa.

Por enquanto, os comboios são obrigados a circular no local a uma velocidade mais reduzida, enquanto a circulação rodoviária será reposta ainda hoje com condicionamentos.

Manuel Salgado adiantou que tudo indica que na origem desta ocorência terá estado o embate de um veículo pesado na guarda superior da estrutura. “O viaduto tinha todas as condições de segurança antes do incidente”, garantiu o responsável, lembrando que a estrutura foi alvo de uma vistoria a 13 de fevereiro.

No local estiveram elementos dos Sapadores Bombeiros, da Proteção Civil e da Polícia, além de peritos.

(Em atualização)