Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Personagem autista da “Rua Sésamo” chega à TV

Chama-se Julia e aparece na série para ‘normalizar’ a doença aos olhos das crianças

Já celebrou 50 anos de emissão, mas o programa infantil mais popular de sempre, a “Rua Sésamo”, continua a inovar. Em abril, estreará uma nova personagem, Julia, que tem a particularidade de representar uma criança autista.

Com cabelo cor de laranja, Julia gosta de cantar e de brincar e é muito apegada ao seu coelho de peluche. Foi apresentada este domingo, durante a emissão do conhecido programa da CBS News “60 minutos”, durante o qual a guionista Christine Ferraro explicou que a grande dúvida foi como fazer, “como falar de autismo”?

“É complicado, porque o autismo não se manifesta apenas de uma maneira, é diferente para cada pessoa”, explicou Ferraro.

Julia apareceu pela primeira vez em outubro de 2015, numa história online. Agora na televisão, através dos canais HBO e PBS, terá algumas das características que são comuns às crianças com autismo e a preocupação foi a de desenvolver a personagem de forma a tornar a ‘normalizar’ a doença aos olhos dos mais pequenos.

Numa das cenas, Julia é apresentada ao Poupas mas não reage, parecendo ignorá-lo, o que o leva a pensar que a menina não gostou dele. São os outros personagens que o tranquilizam e lhe explicam que Julia faz as coisas à sua maneira, de forma um bocadinho diferente.

A equipa creativa da “Rua Sésamo” teve o cuidado de preparar com muito detalhe a apresentação de Júlia e o seu ‘boneco’, que inclui um par de braços capaz de se agitar descontroladamente quando a personagem está especialmente feliz.

Tradicionalmente inclusiva, não é a primeira vez que a série chama ao seu guião questões mais difíceis. Neste caso, uma das preocupações a dar-lhe origem, dizem os responsáveis, foi perceber que os diagnósticos de autismo têm aumentado de forma constante nos últimos anos nos Estados Unidos.