Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Explosão na Sapec Química em Setúbal

O incidente ocorreu cerca do meio-dia, segundo relato de um funcionário de unidade industrial próxima. Uma pessoa sofreu queimaduras, com "alguma gravidade". Há cerca de um mês, num local perto (a Sapec Agro), um incêndio destruiu um armazém de enxofre

Um pessoa sofreu queimaduras devido a um incêndio que deflagrou esta manhã, às 11h52, num depósito de solventes na Sapec Química, na Mitrena, em Setúbal, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Segundo a mesma fonte, o ferido está a ser assistido por uma equipa de emergência médica.

Ao Expresso, uma fonte próxima de funcionários da empresa disse que se trata de um ferimento de "alguma gravidade".

Segundo o mesmo relato, do exterior da unidade fabril (a explosão deu-se num armazém de solventes), após o acidente "apenas de vê um fumo, mas não se observa qualquer labareda".

No local, segundo a Lusa, já se encontram 41 operacionais dos bombeiros, Cruz Vermelha e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas o CDOS está a mobilizar mais meios que poderão ser enviados para o local caso seja necessário.

Na Sapec Química estão elementos do Sapadores de Setúbal, e dos voluntários de Setúbal e do Barreio. Nenhuma das corporações quis fornecer dados sobre os meios (materiais e humanos) envolvidos.

Os Sapadores e os serviços de Proteção Civil, contactados por telefone, remeteram todas as informações para uma conferência de imprensa.

No passado dia 14 de fevereiro, um incêndio destruiu os armazéns de enxofre da Sapec Agro e provocou mais de uma dezena de feridos ligeiros, a maioria por inalação de fumos. A Sapec Química localiza-se perto da Sapec Agro (que já não faz parte do grupo Sapec).

A nuvem de fumo provocada pelo incêndio ocorrido no passado mês de fevereiro obrigou a medidas de precaução da população residente nas localidades do Faralhão e de Praias-do-Sado e a Câmara Municipal decidiu o encerramento, por um dia, de diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Setúbal.