Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Embaixador turco não vê questões políticas no aumento da procura de vistos gold

Chris McGrath / Getty Images

Para o embaixador Mehmet Hasan Göğüş, o aumento da procura de vistos gold por parte de cidadãos turcos são “boas notícias” para Portugal, pois está a conseguir captar investimento e criar mais laços com o seu país

Desde a tentativa fracassada de golpe de Estado a 15 de julho de 2016 na Turquia, o número de cidadãos a procurarem obter um visto gold em Portugal aumentou exponencialmente. Dos 42 vistos concedidos a cidadãos turcos desde 2012, 28 foram entregues depois do verão do ano passado e nos primeiros meses de 2017, noticia o “Diário de Notícias” esta quarta-feira.

Em declarações ao Expresso, Mehmet Hasan Göğüş, embaixador da Turquia em Lisboa, diz não ver neste aumento de procura de autorizações de residência “uma relação” com a situação política que o seu país atravessa.

Isto são, diz, “boas notícias” para Portugal, pois está a conseguir captar investimento e criar mais laços com a Turquia. O que estará a atrair estes cidadãos turcos será mesmo o “clima e as condições de vida”, tal como alguns amigos já lhe explicaram, acrescenta.

As autorizações de residência para atividade de investimento (ARI) – os ditos vistos gold – estão dependentes da compra de imóveis no valor mínimo de 500 mil euros.

O Presidente Erdogan tem marcado para 16 de abril um referendo que propõe fazer uma revisão constitucional que aumentará os seus próprios poderes.