Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Sete carros para 2017

Genebra é por estes dias a capital do mercado automóvel. O principal salão do sector tem mais de uma centena de estreias mundiais. O jornalista Rui Pedro Reis acaba de chegar da Suíça e faz um top 7 dos carros que marcam a edição deste ano do Salão de Genebra

RUI PEDRO REIS/SIC

McLaren 720s

Na guerra dos supercarros, a McLaren conseguiu passar à frente da Lamborghini e da Ferrari. O 720s é um primor de design e performance. Com um motor V8 4.0, faz 2,6 segundos dos 0 aos 100 km/h. Tem portas que abrem para cima e que escondem um sistema de condutas de ar para arrefecimento do motor.

Mercedes AMG GT Concept

Tem ar de carro para o salão mas este AMG-GT vai ser realidade dentro de ano e meio. Com quatro portas, quer concorrer com o Porsche Panamera. Terá motor V8 4.0, a que se junta um motor elétrico. A potência combinada é de 800 cv.

DS7 Crossback

Depois de ter “arrumado” a Peugeot e a Citroen, parece que a mão de Carlos Tavares começa a ser visível na DS. O DS7 assume a coragem de concorrer com SUV como o Audi Q5. Destaca-se pelo design, que tem toques de automóvel alemão, e por um interior pontuado pelo luxo e pelos detalhes. Vai ter uma versão plug-in hybrid.

Kia Picanto

O novo Picanto não é uma revolução, mas torna mais apelativo aquele que já era um dos melhores citadinos. Agora apenas disponível com 5 portas, o Kia Picanto tem mais espaço a bordo e uma bagageira de 255 litros. Bem vindos são os novos motores a gasolina que prometem melhores consumos.

Porsche Panamera Sport Turismo

A gama Porsche continua a chegar a novos clientes. Exemplo disso é o Panamera Sport Turismo, uma versão break, que acrescenta espaço a bordo e na bagageira, embora a diferença não seja muita. Tal como já acontece no Cayenne e Panamera, vai ter uma versão S-Hybrid.

Alpine A110

Podia ter feito mais sentido em Paris, mas a Renault escolheu Genebra para mostrar ao mundo o Alpine A110. A colagem ao estilo vintage do Alpine dos anos 70 é evidente, mas tudo o resto é uma montra tecnológica e de engenharia. Tem motor 1.8 turbo com 250 cv. Pesa apenas 1,1 toneladas, o que lhe permite chegar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

Ford Fiesta ST