Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Arrastão 'pesca' bomba ao largo da Nazaré

Engenho explosivo em "elevado grau de corrosão", segundo o comandante do Porto da Nazaré, encontra-se a bordo do arrastão "Mar Salgado"

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]".

Segundo o comandante Agostinho a bomba, em "elevado grau de corrosão", foi 'pescada' esta segunda-feira pelo arrastão "Mar Salgado", quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré".

Durante a próxima hora a bomba será avaliada por uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa, para "decidir o que irá ser feito". A solução poderá passar "pela deflagração do engenho no mar, a uma profundidade superior a 20 metros", indicou o mesmo responsável.