Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Enxofre em Setúbal já causou problemas a 10 civis

Direção-Geral de Saúde diz que estão baixos os níveis de enxofre na atmosfera. Uma criança que deu entrada na quarta-feira no Hospital de Setúbal com lesões oculares já teve alta, mas continua a inspirar cuidados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garante que a situação da Sapec Agro, em Setúbal – onde deflagrou há 48 horas um incêndio – está “completamente controlada” e já não existe emissão de dióxido de enxofre para a atmosfera.

Por esse motivo, a DGS afirma que as medidas comunicadas na quarta-feira devem ser levantadas, uma vez que já não há riscos para a saúde. “Desde 00h do dia 16 os níveis de dióxido de enxofre registados nas várias estações - que monitorizam a qualidade do ar na região de Setúbal - estão abaixo dos níveis, não constituindo portanto, neste momento, qualquer risco para a saúde humana”, afirmou o presidente do INEM, Luís Meira, em conferência de imprensa

Relativamente às vítimas, a DGS refere que há registo de 20 pessoas afetadas pela nuvem de dióxido de enxofre: 10 bombeiros e 10 civis, entre os quais quatro crianças. Um menor deu entrada há instantes no Hospital de Saúde, enquanto outra criança que ingressou na quarta-feira à noite naquela unidade hospitalar já teve alta, mas continua a inspirar cuidados. “Neste momento, temos algumas preocupações em crianças devido a problemas oculares”, disse Luís Meira.

Questionado sobre as lesões, o presidente do INEM explicou que se tratam de pequenas queimaduras causadas pelo dióxido de enxofre – que em contacto com a água ou humidade, transforma-se em ácido sulfúrico –, mas que “não é expectável que resultem em consequências permanentes”.

Adianta ainda que as entidades competentes continuam a acompanhar a situação e que a Linha Saúde 24 continua à disposição dos cidadãos.

Na quarta-feira, as autoridades sanitárias recomendaram que crianças, idosos e doentes da região não saíssem de casa. No entanto, a DGS salienta que não houve uma comunicação expressa para o encerramento das escolas em Setúbal.