Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Melhor destino europeu. Rostos bem conhecidos dão a cara pelo Porto

Rui Duarte Silva

Miguel Araújo, Pedro Abrunhosa, Rúben Neves, Hector Herrera, Sara Moreira, Júlio Magalhães, ou Katty Xiomara são algumas das personalidades que apelam ao voto na cidade Invicta

André Manuel Correia

O Porto está entre as 20 cidades pré-selecionadas a concurso pelo título de Melhor Destino Europeu e a votação online decorre até 10 de fevereiro. Como rivais tem várias cidades de renome turístico, entre as quais Paris, Londres, Madrid, Berlim, Roma, Barcelona ou Amesterdão.

Para apelar ao voto e fortalecer a candidatura, foi lançado um vídeo promocional que junta vários portuenses ilustres, provenientes dos mais variados quadrantes. Da música ao desporto, do jornalismo à moda, todos se juntam para “dar a cara pelo Porto”.

O jornalista Júlio Magalhães, os músicos Miguel Guedes, Pedro Abrunhosa e Miguel Araújo, a atleta Sara Moreira, a estilista Katty Xiomara e, incontornavelmente, o autarca Rui Moreira são algumas das personalidades que se unem em torno do mesmo propósito. Também os jogadores do FC Porto Rúben Neves, Hector Herrera e Felipe não quiseram ficar no banco e vão a jogo por esta causa.

No site European Best Destinations, a organização frisa o “encanto especial” da Invicta, uma cidade com um “carácter acolhedor e conservador”, mas que simultaneamente se revela “contemporânea e criativa”.

O Porto já recebeu esta distinção nos anos de 2012 e 2014, o que o torna na única cidade que já recebeu o prémio por duas vezes. Haverá duas sem três?