Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portugal em alerta amarelo por causa do frio

PAULO NOVAIS/LUSA

O norte do país vai ser a região mais afetada pelas baixas temperaturas. Nos distritos da Guarda, Bragança, Vila Real e Braga os termómetros vão estar abaixo dos zero graus

Portugal está hoje em alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página na internet do IPMA, à exceção das Ilhas dos Açores e da Madeira, Portugal está em alerta amarelo durante todo o dia, devido ao tempo frio, mas o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior.

Os distritos da Guarda, Bragança, Vila Real e Braga apresentam as temperaturas mais baixas, de -3 e -2, nos dois primeiros casos, e -1 nos últimos dois.

Já o vento é fraco, mas é possível a formação de geada, em especial nas regiões do interior, diz o IPMA, que estima uma pequena subida da temperatura mínima no litoral e da temperatura máxima no interior centro.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.