Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Miguel Guimarães é o novo bastonário da Ordem dos Médicos

O sucessor do bastonário José Manuel Silva era até agora presidente da Secção Regional do Norte do mesmo organismo

Miguel Guimarães foi eleito na quinta-feira bastonário da Ordem dos Médicos, sucedendo a José Manuel Silva, que esteve à frente do organismo durante seis anos. O urologista de 54 anos concorreu contra Álvaro Beleza, Jorge Torgal e João França de Gouveia e era até agora presidente da Secção Regional do Norte deste mesmo organismo.

Num comunicado enviado às redações, a equipa de Miguel Guimarães considera que o “resultado constitui um estímulo acrescido para o projeto” apresentado pelo médico durante o período eleitoral.

O programa de Miguel Guimarães estava centrado num “reforço da relação médico-doente, na valorização profissional dos médicos, na preservação da qualidade formativa dos internatos, na reorganização interna da Ordem dos Médicos e na participação ativa desta instituição na definição das políticas públicas de saúde”.

Na declaração de derrota, Álvaro Beleza refere que apesar deste não ser o resultado que esperava, foi positiva a adesão dos médicos a estas eleições, "um sinal inequívoco de mobilização da classe e de força da Ordem dos Médicos".

Além do bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019, as eleições serviram para eleger os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais.