Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Três militares feridos em despiste de blindado em Vila Real

Três militares ficaram feridos, dois com gravidade, num despiste de uma viatura blindada Pandur, do Exército, esta manhã em Sanguinhedo, Vila Real

Uma viatura blindada de rodas Pandur II 8X8 despistou-se esta quarta-feira, pelas 10h30, numa mata perto da aldeia de Sanguinhedo, Vila Real, informou o Exército em comunicado. O acidente provocou dois feridos graves e um ligeiro disse fonte dos bombeiros. As características da viatura dificultaram a operação de desencarceramento de um dos militares que ficou ferido com gravidade, acrescentou a mesma fonte.

"A vítima que ficou encarcerada foi a que inspirou mais cuidados, demorou mais tempo a efetuar o desencarceramento por se tratar de uma viatura blindada", disse aos jornalistas Ricardo Costa, segundo comandante da Cruz Verde de Vila Real.

A operação foi demorada e envolveu 20 bombeiros e seis viaturas de desencarceramento e pré-hospitalar.

O militar com ferimentos mais graves foi assistido no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e transportado de helicóptero para o Hospital de Santo António, no Porto.

Os outros dois feridos foram transportados para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto (CHTMAD).

O porta-voz do Exército, tenente-coronel Vicente Pereira, disse à agência Lusa que se tratará agora de apurar as causas do acidente que ocorreu, segundo o comunicado enviado às redações esta tarde, "durante o reconhecimento de um percurso no âmbito do curso de condutor daquele tipo de viaturas".

[ Notícia atualizada às 15h40 com informações retiradas do comunicado de imprensa do Exército ]