Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Passagem de Ano com chuva na Madeira

A previsão é de de precipitação persistente, que poderá por vezes ser forte, entre 31 de dezembro e 2 de janeiro

A Passagem de Ano na Madeira vai ser marcada pela chuva, que poderá ser por vezes forte, e vento com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas, informou o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que entre os dias 31 de dezembro (sábado) e dia 2 de janeiro (segunda-feira) ocorrerá precipitação persistente, que poderá ser por vezes forte.

O Instituto avançou também que com a “ocorrência de precipitação, deverá dar-se a deposição das poeiras em suspensão (chuva de lama) que se encontram nos níveis baixos da atmosfera e que são provenientes do continente africano”.

A previsão aponta também para vento moderado a forte predominando de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nas terras altas, e agitação marítima no quadrante sul da costa sul com ondas até três metros.

A agitação marítima manter-se-á do quadrante sul na costa sul com ondas até 3 metros.

O IPMA explicou que o estado do tempo no arquipélago da Madeira “vai ser condicionado pela ação de um anticiclone, relativamente intenso localizado sobre a Europa Central e a partir de dia 31 de uma depressão à qual estará associada uma superfície frontal fria”.

A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 18 e 21ºC e a mínima entre 14 e 16ºC.
No que diz respeito aos Açores, o IPMA prevê no sábado e domingo céu com períodos de nebulosidade e com a ocorrência de aguaceiros em todas as ilhas e vento bonançoso a moderado do quadrante norte.

Neste período as temperaturas mínimas deverão variar entre os 13/15ºC e as temperaturas máximas entre os 17/19ºC.

Em Portugal continental, a noite de passagem de ano deverá ser fria, mas sem chuva.
Até dia 01 de janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central.

O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul, neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior, e formação de geada.

As temperaturas não terão variações significativas, sendo que a máxima deverá variar entre 15 e 18ºC no litoral Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior no interior Norte e Centro onde não deverá ultrapassar 14ºC.

A temperatura mínima vai variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC.

O Instituto indicou ainda que no início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 1 e em especial no dia 2, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.