Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Votação online em curso: Guterres distancia-se de Marcelo na escolha dos leitores do Expresso

Ao fim do segundo dia de votações, o secretário-geral da ONU ganha vantagem sobre o Presidente da República como figura nacional do ano nas preferências dos leitores do Expresso. A categoria com votação mais renhida é agora a de acontecimento nacional. A votação está aberta às 18h desta sexta-feira

António Guterres ganha vantagem sobre Marcelo Rebelo de Sousa nas escolha dos leitores do Expresso para figura nacional do ano. Ao fim de quase dois dias de votações, a distância do secretário-geral da ONU sobre o Presidente da República cifra-se em cerca de 14 pontos percentuais (45,94% contra 31,81%), quando cerca de 24 horas antes era inferior a seis pontos percentuais. António Costa continua em terceiro lugar, com 12,04%.

Com a folga conquistada por Guterres, a eleição mais renhida é agora a de acontecimento nacional. A vitória de Portugal no Europeu de Futebol reúne a maioria dos votos (40,13%), mas já seguida de perto pela eleição de António Guterres (34,53%). A consolidação da geringonça tinha preferência de 19,47% das escolhas dos leitores.

A categoria cujo resultado parece praticamente definido desde o começo é a de figura internacional. Dois em cada três votantes (66,81%) escolhem Donald Trump. A larga distância estão Angela Merkel (10.88%) e Juan Manuel Santos (10.18%).

No panorama internacional, as eleições nos EUA continuam a liderar, agora seguida pelo Brexit (20,18%), que trocou de lugar, em relação a ontem, com a vaga de refugiados na Europa (atualmente com 19,85%).

Até às 18h desta sexta-feira, os leitores podem fazer a sua eleição, escolhendo entre os mesmos acontecimentos e figuras que foram sufragados pela redação do Expresso (num plenário realizado nesta terça-feira).

Antes do fecho da votação, será feita uma nova atualização de resultados.